Morre Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê

Enviado por / Fonteg1

Informação foi confirmada pelo presidente e fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como 'Vovô do Ilê', nas redes sociais.

O idealizador da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê, Sergio Roberto dos Santos, morreu neste domingo (22).

A informação foi confirmada pelo presidente e fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como “Vovô do Ilê”, nas redes sociais.

A causa da morte de Sergio Roberto dos Santos não foi informada por “Vovô do Ilê”. O corpo será cremado às 9h de segunda-feira (23). O velório será realizado no Cemitério Parque Bosque da Paz, Sala 06.

“O idealizador da noite da Beleza Negra nos deixou no dia de Hoje, uma data muito triste para os amigos e familiares, mas seu legado segue firme na nossa memória, Sérgio Roberto faz parte da história do Ilê Aiyê. Será recebido no Orum com festa e Alegria pois assim era sua personalidade. Siga em Paz amigo. Meus Sentimentos aos familiares”, informou.

A morte do idealizador da Noite da Beleza Negra também foi lamentada pelo presidente do Olodum e novo comandante da Fundação Palmares, João Jorge.

“Um sábio um homem integro um líder carinhoso e cooperativo a primeira pessoa do Ile Aiyê que conheci em 1979. luz no novo caminho paz”, disse.

Idealizada por Sergio Roberto, a Noite da Beleza Negra é uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate da autoestima da mulher negra baiana e brasileira.

A vencedora da 42ª edição do concurso da Deusa do Ébano fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2023.

Deusa do Ébano

Finalistas do concurso Deusa do Ébano 2023 — Foto: Divulgação

A Noite da Beleza Negra é uma verdadeira exaltação à mulher preta. Fazendo história desde 1975, para os organizadores, a “Deusa do Ébano” tem a missão de levar ao público o encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar a autoestima e censo crítico.

Os critérios para seleção da Deusa é o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade, a performance em dança afro, conhecer a trajetória do grupo e ter entre 18 e 30 anos.

A noite é considerada uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate de amor pela mulher negra, baiana e brasileira.

A vencedora deste ano, irá representar o bloco no Carnaval de 2023, quando o Ilê Aiyê dedicará o seu tema ao centenário do angolano Agostinho Neto.

+ sobre o tema

Morre o ativista Ivan Rodrigues Costa

O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), a...

João Cândido: Ex-marinheiro morreu pobre aos 89 anos

Em 22 de novembro de 1910, inconformados com os...

Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá, escritora e militante social, morre aos 86 anos

Morreu neste sábado a ialorixá, escritora e militante de...

Morre Edyr de Castro, integrante das Frenéticas

Morreu na manhã de terça-feira, aos 72 anos, no...

para lembrar

Afirmação da cultura negra na capital

Por: Tássia Martins Turbante e outros acessórios resgatam tradições africanas em...

Identificação com a cultura negra através da literatura

A história dos negros no Brasil é marcada, desde...

Projeto turístico Guia Negro percorre monumentos históricos da cultura afro em Salvador

Uma caminhada por 13 pontos históricos de Salvador onde...

Saracura Vai-Vai luta por memória negra no metrô e museu no Bixiga

Não dá para escavar lugares de fundamentos (religiosos), sem...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=