terça-feira, fevereiro 7, 2023
InícioÁfrica e sua diásporaNo OrunMorre Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra do...

Morre Sergio Roberto dos Santos, idealizador da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê

Informação foi confirmada pelo presidente e fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como 'Vovô do Ilê', nas redes sociais.

Fonte: g1

O idealizador da Noite da Beleza Negra do bloco afro Ilê Aiyê, Sergio Roberto dos Santos, morreu neste domingo (22).

A informação foi confirmada pelo presidente e fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como “Vovô do Ilê”, nas redes sociais.

A causa da morte de Sergio Roberto dos Santos não foi informada por “Vovô do Ilê”. O corpo será cremado às 9h de segunda-feira (23). O velório será realizado no Cemitério Parque Bosque da Paz, Sala 06.

“O idealizador da noite da Beleza Negra nos deixou no dia de Hoje, uma data muito triste para os amigos e familiares, mas seu legado segue firme na nossa memória, Sérgio Roberto faz parte da história do Ilê Aiyê. Será recebido no Orum com festa e Alegria pois assim era sua personalidade. Siga em Paz amigo. Meus Sentimentos aos familiares”, informou.

A morte do idealizador da Noite da Beleza Negra também foi lamentada pelo presidente do Olodum e novo comandante da Fundação Palmares, João Jorge.

“Um sábio um homem integro um líder carinhoso e cooperativo a primeira pessoa do Ile Aiyê que conheci em 1979. luz no novo caminho paz”, disse.

Idealizada por Sergio Roberto, a Noite da Beleza Negra é uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate da autoestima da mulher negra baiana e brasileira.

A vencedora da 42ª edição do concurso da Deusa do Ébano fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2023.

Deusa do Ébano

Finalistas do concurso Deusa do Ébano 2023 — Foto: Divulgação

A Noite da Beleza Negra é uma verdadeira exaltação à mulher preta. Fazendo história desde 1975, para os organizadores, a “Deusa do Ébano” tem a missão de levar ao público o encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar a autoestima e censo crítico.

Os critérios para seleção da Deusa é o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade, a performance em dança afro, conhecer a trajetória do grupo e ter entre 18 e 30 anos.

A noite é considerada uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate de amor pela mulher negra, baiana e brasileira.

A vencedora deste ano, irá representar o bloco no Carnaval de 2023, quando o Ilê Aiyê dedicará o seu tema ao centenário do angolano Agostinho Neto.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench