Morte violenta de jovem negro choca menos, aponta pesquisa

O Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República firmaram acordo de colaboração na campanha Igualdade Racial é Pra Valer. O objetivo é ampliar os debates sobre igualdade racial para ajudar no processo de conscientização dos brasileiros sobre a importância do enfrentamento do racismo.

Nesta quarta-feira (7), o DataSenado, instituto de pesquisa da Casa, apresentou o resultado de entrevistas sobre o tema feitas por telefone com 1.234 pessoas. As entrevistas foram feitas em 123 municípios no período de 1º a 11 de outubro.

O objetivo da consulta foi aferir o grau de consciência da sociedade sobre a violência contra a juventude negra no Brasil. Dados de 2010 do Ministério da Saúde mostram que a maioria dos homicídios cometidos no país atinge jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 75% são negros.

A pesquisa do DataSenado indica que 67,1% dos entrevistados acham que as mulheres sofrem mais com a violência e que 66,9% têm consciência de que as principais vítimas são negros.

Os números tabulados demonstram que, entre os entrevistados, há o reconhecimento de que a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Teixeira de Freitas se mobiliza a favor da juventude e contra a violência

O Colóquio resultou num documento que será utilizado como...

Ações afirmativas concretizam princípio da igualdade, diz Celso de Mello

Se a Constituição diz que todos são iguais perante...

CCJ aprova cota para qualificação de negros e pardos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

para lembrar

Lei isenta comunidades quilombolas do pagamento do ITR e perdoa dívida

A partir de agora, as comunidades quilombolas não terão...

Xerife da Mulher: menina é vítima de racismo há seis meses na escola

Brenda Sousa Santos foi vítima de injúrias raciais na...

Nota de pesar: Jane Beatriz Silva Nunes

GELEDÉS-Instituto da Mulher Negra, vem manifestar seu pesar pela...

Em Niterói (RJ), jovem é vítima de racismo pela internet

Uma adolescente de 15 anos passou a sofrer perseguição...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...

Festa junina no Rio termina com um morto e cinco baleados: “Foi a pior cena que eu vivi na minha vida”

Uma festa junina terminou com um morto e cinco baleados, na zona sul do Rio.Quadrilhas convidadas já tinham se apresentado e a anfitriã da...

Elite acadêmica tenta, mas não escapa da ignorância ilustrada

A ignorância, quando vem acompanhada de um diploma, torna-se mais difícil de ser detectada. Esse é um traço de uma parcela de nossa elite...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.