Mortes: Mãe Lídia dedicou 70 anos ao candomblé na Bahia

Por sua influência, festa religiosa Bembé do Mercado foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil

Lídia Queiroz dos Santos, a mãe Lídia, era uma das ialorixás mais antigas em atividade na cidade de Santo Amaro, na região do Recôncavo Baiano. Foram sete décadas de vida dedicadas ao candomblé, religião de matriz africana à qual foi iniciada com apenas 16 anos.

Foi escolhida no jogo de búzios pela orixá Nanã para suceder a falecida Valeriana Lopes na casa Ilê Axé Yá Oman. Assumiu o terreiro com apenas 38 anos e ficou na função por 48 anos.

“Ela encontrou muita resistência porque, à época, era muito nova. Mas quem escolhe é o orixá”, conta Romilda Cintra, 62, ialaxé —cargo de quem é responsável pelos ritos do terreiro e pelas oferendas— da mesma casa de mãe Lídia.

À frente do terreiro, mãe Lídia também exerceu por décadas o protagonismo na organização da festa religiosa Bembé do Mercado. Conhecida como “o maior candomblé de rua do mundo”, a celebração foi criada em 1889 para comemorar o primeiro ano de abolição da escravatura.

Naquele ano, a festa teria sido iniciada por João de Obá, em celebração a Oxum e Iemanjá. Por influência de mãe Lídia, em junho de 2019 o Bembé foi elevado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional à condição de Patrimônio Cultural do Brasil.

Romilda Cintra conta que, a despeito das obrigações religiosas, mãe Lídia levou uma vida dura e trabalhou muitos anos como empregada doméstica na capital baiana, Salvador. Até receber o chamado da divindade para liderar o Ilê Axé Yá Oman.

Nunca se casou, prossegue Cintra, tampouco teve filhos, mas criou, como se tivera dado à luz, os rebentos alheios. “Era uma pessoa maravilhosa. Uma mãe mesmo. Preocupava-se com todo mundo, queria saber como estava a família de todos”, recordou a ialaxé.

Ela lembra ainda que, ao longo da vida, mãe Lídia desenvolveu um quadro de saúde delicado em decorrência de uma bradicardia (ritmo cardíaco lento). Também era diabética e sofria com baixa pressão arterial.

No último mês, conta Cintra, mãe Lídia chegou a ficar internada por alguns dias na Santa Casa de Santo Amaro. Mas foi liberada pelos médicos para receber tratamento em casa, até que foi “chamada de volta ao Orun [mundo espiritual, em iorubá]”, no último dia 8 de dezembro.

Nascida em 31 de julho de 1936, mãe Lídia foi sepultada no cemitério Campo da Caridade, em sua cidade natal, no último dia 9. “Foi uma cerimônia muito linda, com membros de vários terreiros. No cortejo, em respeito, o comércio baixou as portas”, conta Cintra.

+ sobre o tema

Morreu no sábado, aos 78 anos, o sociólogo José Maria Nunes Pereira

Um dos maiores expoentes no Brasil dos estudos sobre...

O sepultamento de Luiza Bairros será na próxima 5ª feira 14 de julho as 15h

O sepultamento de Luiza Bairros será na próxima 5a....

Como Dona Ivone Lara se afirmou, “pisando devagarinho”, no mundo masculino do samba

Se até hoje contam-se nos dedos as mulheres que...

Morre John Lewis, emblemático ativista dos direitos civis nos EUA

John Lewis, defensor dos direitos civis que marchou com...

para lembrar

Tom Morello volta ao Brasil e pede justiça para Marielle

Quem acompanha a trajetória do guitarrista Tom Morello, sabe...

Filha mais velha de Obama, Malia atrai legião de fãs com seu estilo

Filha do dono da caneta mais poderosa do mundo,...

Gaby Amarantos fala sobre racismo: ‘Aperta o coração’

Única mulher negra no sofá do "Saia justa", do...

Ela atuou em uma série da Globo: “Meus 15 minutos de fama quase me destruíram”

A fama é uma amante cruel. Num momento, Jaqueline...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=