Movimento Encrespa Geral é realizado em 20 cidades brasileiras e 6 cidades do exterior

O Encrespa Geral é um Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural. Criado por Eliane Serafim em 2013, o projeto incentiva o uso do cabelo natural, crespo e cacheado, a valorização da autoestima, estética e identidade negra. As ações do instituto englobam ainda, a divulgação da cultura popular afro-brasileira  e africana, por meio de eventos semestrais.

Enviado por Encrespa  via Guest Post para o Portal Geledés

O Instituto Encrespa Geral é protagonismo negro para um público multirracial e que vem expandindo para várias partes do mundo. No Brasil, os encontros são realizados nas cidades de Belo Horizonte(MG), Brasília(DF), Campo Grande(MS), Curitiba(PR) Feira de Santana(BA), Fortaleza(CE),  Ipatinga(MG),Joinville(SC), Juíz de Fora(MG), Juazeiro(BA), Maceió(AL), Macapá(AP), Manaus(AM) Natal(RN), Porto Alegre(RS), Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ), Salvador(BA), São Paulo(SP). No exterior, o Instituto chegou em Luanda(Angola), Dublin(Irlanda), Londres(Inglaterra), Itália(Milão), Melbourne(Austrália) e Miami(Flórida – EUA).

A inspiração ao uso do cabelo natural é hoje um movimento forte no Brasil e no mundo. O debate promovido pelo Encrespa Geral e a ação afirmativa de orgulho do cabelo crespo estão sendo a cada dia mais assimilados pelas pessoas, mídia e indústria cosmética, que tem produzido mais produtos para cuidados específicos dos cabelos crespos e cacheados. Tudo isso, tem sido muito positivo para combater o preconceito racial e aumentar a conscientização sobre a identidade afrodescendente.

A diretora e fundadora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim,  conduz este trabalho desde 2011, quando criou o grupo “Amigas Cacheadas” no Facebook que, em 2013, se transformou no Encrespa Geral. “A organização desse movimento, a partir das redes sociais, possibilitou um crescimento muito grande e rápido. As discussões cresceram e viraram eventos. Agora, a criação do Instituto nos possibilita ampliar ainda mais este projeto, que é de resgate cultural, histórico e social.  Discutir, mostrar e valorizar as nossas raízes culturais africanas, a  estética afro-brasileira e a posição do negro na sociedade são os nossos principais objetivos”, afirma.

Os eventos do Encrespa Geral são articulados por um comitê central, que tem representantes em várias cidades brasileiras e países estrangeiros. Os temas de cada encontro são discutidos e escolhidos a partir dessa organização. Os eventos deste segundo semestre tem como tema central “A valorização da estética negra”, começaram em outubro e seguem até dezembro. “Estamos organizando tudo para recebermos um público maior já que a cada edição o número de participantes aumenta. Neste momento, a nossa missão é estruturar melhor os eventos e fazer novas parcerias para viabilizar o trabalho do Instituto que está nascendo. Não é só por cabelo! Queremos uma sociedade mais inclusiva e tolerante, que aceite a si mesmo e ao outro”, ressalta Serafim.

 

A diretora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim, é carioca, mas reside em São Paulo, formada em Ciências Contábeis, atuou como Gerente de Projetos de Implantação de Sistemas, antes de se tornar empreendedora social. Eliane também atua como Terapeuta Capilar e Tricologista, especialidade da Dermatologia que cuida das doenças do couro cabeludo.

Fonte: Diretora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim.

Telefone: (11) 99194-3370

Foto: Eliane Serafim – crédito: Ully anne nelken

Fotos de arquivo: Eventos do Encrespa Geral realizados em vários Estados brasileiros e no exterior.

 

Assessoria de Imprensa:

Adriana Borges – (31) 99510-0925

Elissandra Flávia – (31) 99315-2496

email:[email protected]

 

Link para o Vídeo Institucional Encrespa Geral:

https://www.youtube.com/watch?v=CHEerDku8UE

+ sobre o tema

Em Robben Island, jogar futebol era um ato de resistência

No lugar onde Nelson Mandela foi preso durante...

Revolting Music – Inventário das Canções de Protesto que Libertaram a África do Sul

Companhia: Neo Muyanga Direção: Neo Muyanga Ficha Técnica Criação, dramaturgia, direção musical e atuação: Neo...

Esta ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá

O jornal The New York Times a chamou de...

para lembrar

Desastre eleitoral de Merkel, boas notícias para Hollande

"Triunfo do SPD na Renânia do Norte-Vestefália – Desastre...

6 músicas inéditas de Tupac surgem na internet, escute!

Acabamos de ser abençoados com novas musicas de Tupac...

Bebê a caminho! Janet Jackson é fotografada grávida pela primeira vez

A cantora Janet Jackson, de 50 anos, foi fotografada...

RJ – Koinonia lançará série colaborativa em celebração pelo dia da Consciência Negra

Koinonia Koinonia, através do Observatório Quilombola, lançará no dia 17...
spot_imgspot_img

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...

Museu da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas dos EUA

Depois de se consolidar como um concorrido espaço de exposição de arte, atraindo mais de 150 mil visitantes em apenas 4 meses de reinaugurado,...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=