Movimento Encrespa Geral é realizado em 20 cidades brasileiras e 6 cidades do exterior

O Encrespa Geral é um Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural. Criado por Eliane Serafim em 2013, o projeto incentiva o uso do cabelo natural, crespo e cacheado, a valorização da autoestima, estética e identidade negra. As ações do instituto englobam ainda, a divulgação da cultura popular afro-brasileira  e africana, por meio de eventos semestrais.

Enviado por Encrespa  via Guest Post para o Portal Geledés

O Instituto Encrespa Geral é protagonismo negro para um público multirracial e que vem expandindo para várias partes do mundo. No Brasil, os encontros são realizados nas cidades de Belo Horizonte(MG), Brasília(DF), Campo Grande(MS), Curitiba(PR) Feira de Santana(BA), Fortaleza(CE),  Ipatinga(MG),Joinville(SC), Juíz de Fora(MG), Juazeiro(BA), Maceió(AL), Macapá(AP), Manaus(AM) Natal(RN), Porto Alegre(RS), Recife(PE), Rio de Janeiro(RJ), Salvador(BA), São Paulo(SP). No exterior, o Instituto chegou em Luanda(Angola), Dublin(Irlanda), Londres(Inglaterra), Itália(Milão), Melbourne(Austrália) e Miami(Flórida – EUA).

A inspiração ao uso do cabelo natural é hoje um movimento forte no Brasil e no mundo. O debate promovido pelo Encrespa Geral e a ação afirmativa de orgulho do cabelo crespo estão sendo a cada dia mais assimilados pelas pessoas, mídia e indústria cosmética, que tem produzido mais produtos para cuidados específicos dos cabelos crespos e cacheados. Tudo isso, tem sido muito positivo para combater o preconceito racial e aumentar a conscientização sobre a identidade afrodescendente.

A diretora e fundadora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim,  conduz este trabalho desde 2011, quando criou o grupo “Amigas Cacheadas” no Facebook que, em 2013, se transformou no Encrespa Geral. “A organização desse movimento, a partir das redes sociais, possibilitou um crescimento muito grande e rápido. As discussões cresceram e viraram eventos. Agora, a criação do Instituto nos possibilita ampliar ainda mais este projeto, que é de resgate cultural, histórico e social.  Discutir, mostrar e valorizar as nossas raízes culturais africanas, a  estética afro-brasileira e a posição do negro na sociedade são os nossos principais objetivos”, afirma.

Os eventos do Encrespa Geral são articulados por um comitê central, que tem representantes em várias cidades brasileiras e países estrangeiros. Os temas de cada encontro são discutidos e escolhidos a partir dessa organização. Os eventos deste segundo semestre tem como tema central “A valorização da estética negra”, começaram em outubro e seguem até dezembro. “Estamos organizando tudo para recebermos um público maior já que a cada edição o número de participantes aumenta. Neste momento, a nossa missão é estruturar melhor os eventos e fazer novas parcerias para viabilizar o trabalho do Instituto que está nascendo. Não é só por cabelo! Queremos uma sociedade mais inclusiva e tolerante, que aceite a si mesmo e ao outro”, ressalta Serafim.

 

A diretora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim, é carioca, mas reside em São Paulo, formada em Ciências Contábeis, atuou como Gerente de Projetos de Implantação de Sistemas, antes de se tornar empreendedora social. Eliane também atua como Terapeuta Capilar e Tricologista, especialidade da Dermatologia que cuida das doenças do couro cabeludo.

Fonte: Diretora do Instituto Encrespa Geral, Eliane Serafim.

Telefone: (11) 99194-3370

Foto: Eliane Serafim – crédito: Ully anne nelken

Fotos de arquivo: Eventos do Encrespa Geral realizados em vários Estados brasileiros e no exterior.

 

Assessoria de Imprensa:

Adriana Borges – (31) 99510-0925

Elissandra Flávia – (31) 99315-2496

email:[email protected]

 

Link para o Vídeo Institucional Encrespa Geral:

https://www.youtube.com/watch?v=CHEerDku8UE

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

DPU e Seppir vão renovar acordo para atender quilombolas

  - A Defensoria Pública da União (DPU) e a...

Meu corpo, minhas regras

De quem é esse corpo que habito? Por Lelê Teles enviado...

Movimento negro condena racismo contra Barbosa

Por: Roberto Almeida Pedido de desculpas de Júlio...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...

Canta, Luciane

Luciane Dom é uma mulher negra de 34 anos, nascida em Paraíba do Sul (RJ). Formou-se em História na Uerj. É cantora e compositora....
-+=