Movimentos feministas e música são destaques na redação de estudantes em SE

Estudantes atingiram nota máxima na redação.
Medicina e direto são os cursos que os estudantes desejam vaga.

Por Flávio Antunes, do G1 

Sergipe é mais uma vez destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de José Victor, aprovado no Enem 2014, aos 14 anos, como o mais jovem aluno de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o estado agora foi destaque com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, Sofia Alves Torres de 16 anos e Jorge Gabriel Mendes Silva Santos, também de 16 anos. Os dois estão entre os 104 candidatos que alcançaram a pontuação máxima na redação ao atingirem a nota 1000 no Enem 2015, que teve como tema, “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Parte desse êxito os estudantes atribuíram a situações históricas vividas pelas mulheres e a arte, através da música. Os dois não pensaram duas vezes ao revelar o grande momento na redação.

Sofia teve uma ajuda de peso ao estudar com o pai, que é estudante de medicina (Foto: Divulgação/Sofia)
Sofia teve uma ajuda de peso ao estudar com o
pai, que é estudante de medicina
(Foto: Divulgação/Sofia)

“Sem sombra de dúvidas, a introdução que fiz, ao citar os movimentos feministas ao logo do tempo, foi o trecho da minha redação de maior relevância. Sem falar que isso foi colocado na minha introdução, ou seja, parte da redação muito enfatizada pelos meus professores”, contou Sofia.

“A música, ‘Senhor Cidadão’, do cantor Tom Zé, foi inspiradora para o desenrolar da minha redação. Com quantos anos de medo se faz uma tradição? Essa foi frase que eu coloquei no texto que eu destaco como ponto alto. Essa frase da música dialoga com a persistência da violência contra mulher”, destacou Jorge.

Mas o que Sofia e Jorge destacam como fatores predominantes para o sucesso na Redação foram: incentivo dos pais e abdicação do lazer, por parte de Sofia, e fortalecimento espiritual, compartilhar de informações com amigos, através de grupo de estudos, por parte de Jorge.

“O meu sucesso vem de pessoas como os meus pais. Os meus maiores incentivadores me mostraram o prazer do gosto pelo conhecimento. Outro detalhe que destaco foi a minha abdicação por festas e shows aos finais de semana. Busquei meu lazer de alguma forma que me trouxesse conhecimento de mundo, principalmente no tocante a atualidades. Ou seja, era estudar ou estudar”. Emocionada, brincou Sofia.

Jorge levou o crucifixo que ganhou da avó como amoleto da sorte (Foto: Divulgação/Jorge)
Jorge levou o crucifixo que ganhou da avó como
amoleto da sorte (Foto: Divulgação/Jorge)

“Acredito que o fortalecimento espiritual que procurei, ajudou bastante no meu desempenho. Ele me trouxe paz e amenizou minha ansiedade. Os grupos de estudos que realizava com colegas da minha turma também contribuíram significativamente para o meu sucesso”. Feliz, comentou Jorge.

Diante de anos de esforço, os estudantes agora esperam a glória com o resultado que irá aprová-los em uma universidade.

“Agora é esperar o resultado e torcer que eu esteja aprovada para realizar o sonho de ser médica”, acredita Sofia.

“Em anos anteriores fiz o Enem e consegui ser aprovado em Engenharia, mas com o passar do tempo fui tomando gosto pelo direito e espero em Deus que consiga conquistar essa vaga”, confia, Jorge.

Enem
O Enem pode ser usado como parte da avaliação para o vestibular de algumas universidades. Outras utilizam a nota como única forma de seleção para as vagas do ensino superior, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

Nota 1000

Para ganhar nota 1.000, um texto deve cumprir bem cinco competências exigidas pelo MEC. O título não é obrigatório. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Romper o silêncio e assistir aos pais desmancharem-se em lágrimas de alegria diante de sílabas pronunciadas dos filhos. Na rotina da fonoaudióloga Luana Marques,...
-+=