Movimentos, intelectuais e cineastas divulgam abaixo-assinado pedindo Joel Zito à frente da EBC

O diretor de cinema disputa a presidência da estatal com o jornalista Chico Pinheiro e a roteirista Antônia Pellegrino

Movimentos sociais, intelectuais, personalidades de diversos setores e cineastas divulgaram dois abaixo-assinados pedindo que Joel Zito, diretor de cinema e pesquisador, na presidência da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Entre as mais de 200 assinaturas estão nomes como a filósofa Sueli Carneiro; o economista Hélio Santos; Sílvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos; João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Palmares; entre outros. Além dos cineastas Silvio Tendler, Lucia Murat, Lais Bodanzky e Estevão Ciavatta.

O abaixo-assinado desta quinta-feira (5), foi divulgado por cineastas. “Nós cineastas apoiamos o nome de Joel Zito Araújo, ex-membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, para a Presidência da EBC por considerar o seu engajamento na luta pela democratização das comunicações e pela construção de uma televisão pública de qualidade. A trajetória de Joel Zito demonstra a sua preocupação com a diversidade cultural e o comprometimento com a democracia e a justiça social”, diz o texto.

Na semana passada, outro abaixo-assinado circulou entre movimentos sociais, intelectuais e personalidades de diversos setores da sociedade. “Lista de apoios ao projeto de reconstrução da EBC, sob a liderança do cineasta Joel Zito Araújo e com base em projeto construído de forma coletiva nos últimos seis anos por movimentos sociais e trabalhadores”, diz o documento.

Concorrência

Joel Zito é um dos três nomes cotados para a presidência da EBC. O jornalista Chico Pinheiro e a roteirista Antônia Pellegrino completam a relação. A escolha caberá ao ministro da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Os abaixo-assinados apareceram após circular entre trabalhadores e dirigentes da EBC a informação de que Pellegrino é a favorita dos petistas para comandar a estatal. Desde o ano passado, servidores da EBC, após reuniões com movimentos sociais e especialistas do setor, decidiram apresentar e defender o nome de Joel Zito para ocupar a presidência da empresa.

No entanto, de olho no mercado digital e no modelo de TV inspirado nos serviços de streaming, o governo tem se inclinado a escolher Pellegrino, que é filiada ao PT e tem sua nomeação defendida pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

Internamente, funcionários da EBC lembram que em 2020, Pellegrino anunciou que José Padilha dirigiria a série sobre a vida de Marielle Franco, produzida e roteirizada por ela e que será exibida pela Globoplay. Questionada sobre a possibilidade de escolher um profissional negro para dirigir a série, Pellegrino respondeu que escolheria um diretor negro “se tivesse um Spike Lee, uma Ava DuVernay [no Brasil]”.

Na época, a declaração teve péssima repercussão e Pellegrino recuou, pediu desculpas e disse que a série teria uma equipe técnica de profissionais negros e negras. “Peço perdão pela desastrosa declaração”, afirmou na época.

+ sobre o tema

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05)...

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

para lembrar

Marina em posse lotada: ‘Boiadas passaram por onde deveria passar proteção’

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas prometeu...

15 mais ricos do Brasil têm patrimônio maior que 14 milhões do Bolsa Família

Patrimônio das 15 famílias mais ricas do Brasil é...

As primeiras pesquisas foram uma meia vitória para Dilma e uma meia derrota para Aécio

por : Paulo Nogueira Os petistas têm razão para, se...

A minirreforma política de Marina Silva

Por Thiago Foresti Poucas pessoas perceberam, mas o estatuto provisório...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um alerta sobre o impacto econômico e social das mudanças climáticas que atinge todo o mundo....

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, termina em 31 de maio. Até as 17 horas do dia 30 de...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...
-+=