Movimentos, intelectuais e cineastas divulgam abaixo-assinado pedindo Joel Zito à frente da EBC

O diretor de cinema disputa a presidência da estatal com o jornalista Chico Pinheiro e a roteirista Antônia Pellegrino

Movimentos sociais, intelectuais, personalidades de diversos setores e cineastas divulgaram dois abaixo-assinados pedindo que Joel Zito, diretor de cinema e pesquisador, na presidência da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Entre as mais de 200 assinaturas estão nomes como a filósofa Sueli Carneiro; o economista Hélio Santos; Sílvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos; João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Palmares; entre outros. Além dos cineastas Silvio Tendler, Lucia Murat, Lais Bodanzky e Estevão Ciavatta.

O abaixo-assinado desta quinta-feira (5), foi divulgado por cineastas. “Nós cineastas apoiamos o nome de Joel Zito Araújo, ex-membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, para a Presidência da EBC por considerar o seu engajamento na luta pela democratização das comunicações e pela construção de uma televisão pública de qualidade. A trajetória de Joel Zito demonstra a sua preocupação com a diversidade cultural e o comprometimento com a democracia e a justiça social”, diz o texto.

Na semana passada, outro abaixo-assinado circulou entre movimentos sociais, intelectuais e personalidades de diversos setores da sociedade. “Lista de apoios ao projeto de reconstrução da EBC, sob a liderança do cineasta Joel Zito Araújo e com base em projeto construído de forma coletiva nos últimos seis anos por movimentos sociais e trabalhadores”, diz o documento.

Concorrência

Joel Zito é um dos três nomes cotados para a presidência da EBC. O jornalista Chico Pinheiro e a roteirista Antônia Pellegrino completam a relação. A escolha caberá ao ministro da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Os abaixo-assinados apareceram após circular entre trabalhadores e dirigentes da EBC a informação de que Pellegrino é a favorita dos petistas para comandar a estatal. Desde o ano passado, servidores da EBC, após reuniões com movimentos sociais e especialistas do setor, decidiram apresentar e defender o nome de Joel Zito para ocupar a presidência da empresa.

No entanto, de olho no mercado digital e no modelo de TV inspirado nos serviços de streaming, o governo tem se inclinado a escolher Pellegrino, que é filiada ao PT e tem sua nomeação defendida pela primeira-dama Janja Lula da Silva.

Internamente, funcionários da EBC lembram que em 2020, Pellegrino anunciou que José Padilha dirigiria a série sobre a vida de Marielle Franco, produzida e roteirizada por ela e que será exibida pela Globoplay. Questionada sobre a possibilidade de escolher um profissional negro para dirigir a série, Pellegrino respondeu que escolheria um diretor negro “se tivesse um Spike Lee, uma Ava DuVernay [no Brasil]”.

Na época, a declaração teve péssima repercussão e Pellegrino recuou, pediu desculpas e disse que a série teria uma equipe técnica de profissionais negros e negras. “Peço perdão pela desastrosa declaração”, afirmou na época.

+ sobre o tema

Estado de exceção e decadência estética

Os objetos da coleção de obscenidades políticas não param...

O ídolo Michael Jackson bem debaixo de nossos pés

Fonte: Terra - Chega à estação Paraíso do metrô de...

Ailton Krenak: A Potência do Sujeito Coletivo – Parte II

O TEMPO DO MITO Do Combate ao Racismo Ambiental  Foto: Aline Arruda Ailton...

Museu Afro Brasil ganha APCA 2009

S. Paulo - O Museu Afro Brasil - Organização...

para lembrar

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Juca Ferreira defende regulação urgente dos meios de comunicação

por Altamiro Borges, do Viomundo A Secretaria de Imprensa da Presidência da...

New York Times diz que a Globo é a TV que ilude o Brasil

Um artigo publicado no jornal New York Times, e...

Monica Iozzi critica Folha por editar entrevista e publica íntegra

Após criticar a Rede Globo e chamar a mídia...

Mais um homem no STF reforça a importância de uma mulher negra na Corte

Com a oportunidade disruptiva de mudar a quadra histórica, no que diz respeito à composição do Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula anunciou nesta...

Tiro no pé ambiental

O Congresso pressionou, e o governo cedeu justamente nas áreas —climática e ambiental— que fazem este país ser relevante aos olhos do mundo. Ao desidratar parte das pastas do...

Querem o governo Bolsonaro no governo Lula, diz Marina Silva sobre desmonte ambiental

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), a tentativa de alteração da Esplanada dos Ministérios empreendida pelo Congresso pretende reinstalar a política ambiental do governo...
-+=