MPF investiga suposto abuso da polícia contra quilombo

Fonte: Coletivo Sankofa –

 

Rio – Trinta e nove pessoas foram detidas durante operação realizada pela Polícia Militar do Espírito Santo na comunidade quilombola Córrego de São Domingos, em Conceição da Barra, no norte do Estado, na manhã de ontem. O Ministério Público Federal (MPF) apura se houve violação de direitos humanos durante a ação policial.

Por meio de nota, a PM informou que o objetivo era “deter os responsáveis por furto e roubo de eucalipto, além da prática de crimes ambientais”. Ainda de acordo com a PM, os acusados foram detidos em flagrante e houve apreensão de dez tratores, quatro motosserras, três caminhões e duas gruas para transporte de eucalipto. Segundo o MPF, não há registro oficial de que tenha havido flagrante.

Cerca de 100 policiais chegaram à comunidade com cães e cavalos, oficialmente para cumprir mandados de busca e apreensão. De acordo com o MPF, não havia mandados de prisão, e os quilombolas foram transportados em ônibus e camburões “sem justificativa plausível” para a delegacia do município vizinho de São Mateus. Lá, foram ouvidos pela polícia e liberados, mas não tinham como retornar para suas casas, a cerca de 40 quilômetros de distância.

“Foi constatado que, além de a prisão de 39 quilombolas ter sido realizada sem determinação judicial, nenhum auto de prisão em flagrante foi registrado, o que reforça as suspeitas de violação de direitos humanos”, afirmou o procurador da República Júlio de Castilhos.

A Fibria (antiga Aracruz Celulose), que divulgou fotos da operação policial, alega que o mandado determinava a busca e apreensão de “madeira extraída ilegalmente dos plantios florestais da empresa”. “Foram recolhidos 1.650 metros cúbicos de madeira, o que equivale à carga de 110 caminhões truck. Com esse volume, a Fibria poderia produzir 620 toneladas de celulose”, informou a empresa.

“O furto é realizado de forma organizada, à luz do dia. Não raro, os trabalhadores da empresa recebem ameaças. A Fibria adota as medidas cabíveis para preservar a integridade física de seus trabalhadores, bem como seu patrimônio”, alega a empresa.

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Ministra da Igualdade Luiza Bairros recebe medalha da Ordem do Rio Branco

Honraria foi concedida no Itamaraty como parte das...

Semana da Consciência Negra 2011-Revista Conexão Afro – Porto Alegre

Semana da Consciência Negra 2011 O Gabinete de Políticas Públicas...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...

Quilombolas de Marambaia lutam por melhorias nos serviços públicos

Mesmo após a titulação, a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da...
-+=