MPL: Manifestações livres sobre qualquer assunto – Por: Leno F. Silva

Depois da decisão histórica do município e do governo do estado de São Paulo que, após das manifestações populares da semana passada, revogaram os aumentos das passagens do transporte coletivo, o poder de mobilização da sociedade ganhou uma nova configuração. Convém ressaltar também que o crescimento das passeatas por todo o país, o aumento das insatisfações, a violência exacerbada em alguns casos e até a ameaça da FIFA em cancelar a Copa das Confederações, levaram a presidente Dilma a convocar uma reunião de emergência e a fazer um pronunciamento em rede nacional no dia 21 de junho.

Antes de redigir esta crônica revi o primeiro bloco do Programa Roda Viva, da TV Cultura, que entrevistou dois líderes do Movimento Passe Livre (MPL): Nina Cappello e Lucas Monteiro de Oliveira. Com clareza, objetividade, conhecimento do tema, espírito público e sem qualquer vaidade, os dois jovens deram um baile na equipe de entrevistadores. E a partir do que assisti compreendi melhor porque essa iniciativa popular foi tão bem-sucedida.

Destaco apenas dois pontos. O primeiro é que todas as lideranças do MPL conhecem profundamente a problemática e dispõem de informações e dados que, a meu ver, os gestores municipais não sabem ou preferem ignorar, considerando que a lógica que define o transporte coletivo já está estabelecida e inexiste motivação para alterá-la. Soma-se ao domínio do tema um acúmulo e um amadurecimento da reivindicação, construídos desde 2008, ano em que a organização foi criada, por meio de estudos, reflexões, debates dentre outros instrumentos de apropriação daquilo que o movimento defende.

Agora que a população de São Paulo conquistou a redução nos preços do transporte, está aberto o caminho para reivindicar a melhoria de qualidade da educação, da saúde, do saneamento, da moradia, dentre outros tantos serviços que atendam as demandas da sociedade. Esse episódio nos ensina que quando a reivindicação tem consistência, é em prol do bem comum e consegue a adesão dos cidadãos, os gestores aceitam negociar e reveem suas posições.

Sob pressão os governos fizeram o que deveria ser natural: atenderam a uma demanda justa da população. Tomara que possamos em um futuro breve estabelecer processos de diálogo entre nós todos, os quais nos permitam participar dos processos de planejamento e das instâncias de decisão para que façamos as escolhas que melhor atendam aos interesses da coletividade. Se isso não ocorrer, já sabemos que uma pressão bem fundamentada e com grande adesão popular, dá resultado. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

O Brasil de Diogo e o Brasil de Luiza; por Wagner Iglecias

Wagner Iglecias A entrevista de Luiza Trajano ao Manhattan...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=