Mulher é presa suspeita de injúria racial após impedir entrada de homem negro em lanchonete no Centro de BH: ‘Dói na gente’

Enviado por / FonteG1, por Daiany Nogueira

Segundo a vítima, mulher o chamou de "filho da puta" e disse que a cor dele "não o permitia estar no estabelecimento". Segundo a Polícia Civil, a suspeita foi autuada por "injúria qualificada". O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), no Centro da capital.

Uma mulher de 45 anos foi presa suspeita de injúria racial após impedir um homem negro de entrar em uma lanchonete, na manhã desta quarta-feira (27), na rua Guaicurus, no Centro de Belo Horizonte.

A vítima, de 32 anos, trabalha como porteiro em um hotel ao lado da lanchonete e disse ao g1 que por volta das 9h30, desta quarta, ao entrar no estabelecimento foi abordado por uma mulher.

“Tinha uma mulher consumindo bebida alcoólica. Quando cheguei, ela me chamou de filha da puta, negro, disse que minha cor não me permite entrar no estabelecimento, e que eu não ganhava R$ 20, que ela ganha melhor que eu”, disse ele.

Ele contou ainda que a suspeita continuou no local mesmo após ele e testemunhas acionarem a Guarda Municipal.

A vítima lamentou que não é a primeira vez que ele sofre ataques racistas.

“Eu já sofri isso antes. Trabalhava como frentista num posto na Nossa Senhora do Carmo. Sofri isso lá também. Na época deixei pra lá, mas isso dói na gente né, amo minha cor”, conta o porteiro.

De acordo com os agentes da Guarda Municipal, após os xingamentos, o porteiro e a suspeita foram encaminhados para a Central de Flagrantes II da Polícia Civil (Ceflan II), no bairro Santa Tereza, na Região Leste de BH, onde prestaram depoimento.

Em nota, a Polícia Civil informou que “autuou a suspeita, de 45 anos, por injúria qualificada. A investigação prossegue para apurar o que foi narrado na notícia crime e o procedimento, assim que concluído, será remetido à Justiça”.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Racismo é tema de filme do cineasta Samuel Fuller

A produção 'Cão Branco' traz a história de um...

Como as pessoas reagem ao racismo quando têm que traduzir uma mensagem ofensiva

Um site da Lituânia propôs algo desafiador para mostrar...

Além da morte física a jurídica diz Hamilton Borges

A decisão da Justiça de absolver os nove policiais...

Quando a Globo luta contra o racismo. Já que estamos falando em Oscar

Estava pensando em como estamos sendo engabelados. Caminhamos igual...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=