Mulher negra é nomeada para principal cargo da polícia de Nova York

Enviado por / FonteUOL, por AFP

Uma mulher negra, Juanita Holmes, foi promovida hoje a um cargo-chave na NYPD, o que pode ajudar a restaurar a confiança em uma instituição alvo de críticas por parte do movimento Black Lives Matter.

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, nomeou Holmes como chefe da patrulha, colocando-a no comando de todas as 77 delegacias de polícia e da maioria da NYPD, a principal força policial municipal americana, que conta com quase 35 mil agentes.

“É extremamente importante que os líderes da polícia se pareçam com a cidade (…), que realmente entendam os bairros e as pessoas”, anunciou o prefeito democrata.

Após 30 anos de carreira na polícia e uma breve experiência no setor privado, Holmes já era, desde dezembro, a responsável pela “colaboração” da instituição com a população, a mulher mais velha da polícia de Nova York.

Holmes reconheceu que sua nomeação ocorreu em “um momento difícil” para a polícia a NYPD.

O Departamento de Polícia de Nova York foi acusado por inúmeras brutalidades durante os grandes protestos do Black Lives Matter que sacudiram a cidade de Nova York após a morte de George Floyd, no final de maio.

Em seguida, houve um surto de homicídios e tiroteios pela primeira vez desde os anos 1990. Um número excepcionalmente alto de policiais deixou a instituição ou deseja sair, em sinal de baixa moral.

E o chefe anterior da patrulha, de origem dominicana, havia renunciado recentemente, após menos de um ano no cargo, resultado de desentendimentos com o prefeito, segundo a mídia local.

O principal sindicato policial de Nova York – contrário à de Blasio e apoiador da reeleição de Donald Trump – aplaudiu a nomeação de Holmes.

“A NYPD precisa desesperadamente de líderes capazes como o chefe Holmes, que possam enfrentar os políticos e ajudar a deter o declínio da cidade”, tuitou seu presidente, Patrick Lynch.

 

+ sobre o tema

Lélia Gonzalez

Filha de um ferroviário negro e de uma empregada...

Carol Dartora é eleita a primeira deputada federal negra do Paraná: ‘Resposta histórica’

A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal...

Susan Rice – Desafios e oportunidades para as mulheres afrodescendentes – 16-04 Rio de Janeiro

Superintendente Marcelo Dias apresentará políticas desenvolvidas pelo Estado em...

Leci Brandão tem vida e obra celebrada em musical com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno

Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

para lembrar

Estado que fuzila inocente abre mão de seu papel na segurança

Valentes para atacar bandidos, políticos não têm coragem de...

A segunda morte da menina Ágatha

Ágatha Félix morreu atingida por tiro durante operação policial Por...

Pilotos reagem à crítica de Hamilton e protestam contra racismo

Foi preciso uma cobrança pública de Lewis Hamilton, mas...
spot_imgspot_img

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

O Racismo faz a ronda

Três fatos aparentemente desconectados ocorridos na semana passada em Belém, no Pará, durante o 17º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP),...

Morte de nigeriano agredido na rua na Itália causa revolta e chega a debate eleitoral

O assassinato de um vendedor ambulante nigeriano na última sexta-feira (29) na Itália gerou indignação e, em meio às discussões para a eleição no país, intensificou debates...
-+=