Mulher negra é nomeada para principal cargo da polícia de Nova York

Enviado por / FonteUOL, por AFP

Uma mulher negra, Juanita Holmes, foi promovida hoje a um cargo-chave na NYPD, o que pode ajudar a restaurar a confiança em uma instituição alvo de críticas por parte do movimento Black Lives Matter.

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, nomeou Holmes como chefe da patrulha, colocando-a no comando de todas as 77 delegacias de polícia e da maioria da NYPD, a principal força policial municipal americana, que conta com quase 35 mil agentes.

“É extremamente importante que os líderes da polícia se pareçam com a cidade (…), que realmente entendam os bairros e as pessoas”, anunciou o prefeito democrata.

Após 30 anos de carreira na polícia e uma breve experiência no setor privado, Holmes já era, desde dezembro, a responsável pela “colaboração” da instituição com a população, a mulher mais velha da polícia de Nova York.

Holmes reconheceu que sua nomeação ocorreu em “um momento difícil” para a polícia a NYPD.

O Departamento de Polícia de Nova York foi acusado por inúmeras brutalidades durante os grandes protestos do Black Lives Matter que sacudiram a cidade de Nova York após a morte de George Floyd, no final de maio.

Em seguida, houve um surto de homicídios e tiroteios pela primeira vez desde os anos 1990. Um número excepcionalmente alto de policiais deixou a instituição ou deseja sair, em sinal de baixa moral.

E o chefe anterior da patrulha, de origem dominicana, havia renunciado recentemente, após menos de um ano no cargo, resultado de desentendimentos com o prefeito, segundo a mídia local.

O principal sindicato policial de Nova York – contrário à de Blasio e apoiador da reeleição de Donald Trump – aplaudiu a nomeação de Holmes.

“A NYPD precisa desesperadamente de líderes capazes como o chefe Holmes, que possam enfrentar os políticos e ajudar a deter o declínio da cidade”, tuitou seu presidente, Patrick Lynch.

 

+ sobre o tema

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

SEPPIR pretende reverter suspensão dos editais do MinC feitos para negros

A SEPPIR-PR (Secretaria de Políticas de Promoção da...

Justiça machista: brasileiras são condenadas pelo crime e pelo gênero

Na Justiça brasileira, não é incomum que mulheres sofram...

para lembrar

Audre Lorde, feminista negra, revela racismo que cobra perfeição

"Quando eu era criança, a situação mais horrível que...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

3 mitos sobre mulheres que não querem ter filhos

É uma escolha da mulher querer ter filhos ou...
spot_imgspot_img

A médica brasileira que lutou por negros nas universidades muito antes da Lei de Cotas

"Dizemos com muito orgulho e responsabilidade: nós somos brasileiros vivos. Não queremos mais, queremos o igual", discursou a médica Iracema de Almeida (1921-2004) na...

Me Too Brasil recebeu denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida

A organização Me Too Brasil afirmou nesta quinta-feira que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi acusado de assédio sexual. Em nota, o...

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...
-+=