Mulher negra, formada em moda, consulta vagas de emprego e funcionário público de Joinville avisa: ‘não tem nada para limpeza’

Caso ocorreu em Joinville no Centro Público de Atendimento ao Trabalhador, conforme denunciante de 47 anos, que tem curso superior em Moda. Prefeitura informou que apura o caso.

no G1

Uma mulher de 47 anos denunciou ter sofrido preconceito racial e de gênero no Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (Cepat), em Joinville. O boletim de ocorrência foi registrado na sexta-feira (6) na Delegacia de Proteção a Criança, Mulher e Idoso (Dpcami) de Joinville, mas o caso ocorreu no dia 27 de setembro.

Em nota, a prefeitura de Joinville informou ao G1 que “não tolera atos racistas e que o caso será apurado pelo município”.

Renata da Luz conta que, enquanto olhava, por curiosidade, uma lista de oportunidades em um balcão de atendimento do Cepat, um funcionário do local disse a ela, mesmo sem ter sido questionado: “não tem nada para a limpeza”, “não tem nada para a cozinha” e “também não tem nada para costureira”.

Na sequência, ela informou ao funcionário ter nível superior e formação em Design de Moda e Vestuário. Após se sentir ofendida, comunicou a uma de suas professoras de um curso do Cepat, que frequenta como aluna.

Ela ainda procurou o setor de cursos do Cepat e o coordenador pediu desculpas em nome do órgão, conforme relato em boletim de ocorrência. Segundo ela, o Cepat informou que tomaria “providências”.

“Minha cliente chegou aos prantos. Após 47 anos sobrevivendo ao racismo, ela cansou”, disse a advogada Júlia Eleutério, que defende a vítima com a também advogada Ana Paula Nunes Chaves.

Campanha de combate ao racismo

Em nota, a prefeitura informou que o caso foi encaminhado para a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), para que tenham conhecimento e tomem as devidas providências.

Ainda em nota, foi informado que o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Júnior, diz que a Coordenadoria e o Conselho, estão planejando uma campanha de combate ao racismo neste mês de outubro para evitar este tipo de ocorrência.

+ sobre o tema

O Racismo Institucional do Judiciário e os Casos Rafael Braga e Ogo Alves

Rafael Braga foi detido durante as manifestações de 2013 por portar...

Balotelli fala sobre racismo: “Nada é como na Itália. Lá, é realmente extremo”

Hoje atuando na França, o atacante italiano falou sobre...

Papa Francisco: “Racismo é um ‘vírus’ sempre à espreita”

O Papa Francisco denunciou o racismo em seu discurso neste domingo (21.03),...

“Não somos racistas”: faltou combinar com os russos…

O dia de Martin Luther King é comemorado...

para lembrar

Feminismo, racismo e responsabilidade

O debate acerca do vídeo das rappers que reproduziam...

Ex-Goiás, Welliton foi vítima de racismo na Rússia

- Fonte: Írohín Jornal Online - MOSCOU (Rússia)...

Blatter defende rebaixamento como forma de punir racismo no futebol

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, defendeu punições severas,...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=