Mulher que sofreu aborto espontâneo é condenada a prisão em El Salvador

Enviado por / FonteMARIE CLAIRE

Mulher identificada como Esme foi condenada a 30 anos de prisão e já havia passado dois anos em prisão preventiva durante o processo judicial depois de sofrer um aborto espontâneo

Uma mulher foi condenada a 30 anos de prisão nesta segunda-feira (9) em El Salvador por ter sofrido um aborto espontâneo. A mulher identificada como Esme teve uma emergência de saúde durante a gravidez e, de acordo com organizações que defendem o direito ao aborto no país da América Central, ela acabou não recebendo atendimento médico adequado. Após o ocorrido, Esme foi acusada de aborto pelo Ministério Público e ficou presa por dois anos durante o processo judicial.

A condenação de Esme foi a primeira desse tipo registrada nos últimos sete anos em El salvador e também a primeira durante o governo do presidente Nayib Bukele, que chegou a retirar uma proposta de reforma constitucional que iria discutir a descriminalização do aborto na Assembleia Legislativa do país em casos onde a vida da mulher estivesse em risco, má formação do feto ou estupro.

A condenação de Esme demonstra a criminalização que as mulheres que abortam sofrem com a justiça em El Salvador, uma atitude considerada conservadora em um país onde os movimentos feministas lutam há décadas pela reforma do Código Penal.

Em El Salvador, entre 2000 e 2014, pelo menos 49 mulheres foram condenadas por crimes relacionados à criminalização do abortoe as autoridades denunciaram outras 250 mulheres por terem feito abortos.

De acordo com o jornal El PaísMorena Herrera, presidente do Grupo Cidadão pela Descriminalização do Aborto, afirmou que “a sentença que condena Esme é um duro golpe no caminho para a superação da criminalização das emergências obstétricas que devem ser tratadas como problemas de saúde pública e de direitos das mulheres”.

A ativista também lembrou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma resolução exortando o Estado salvadorenho a não criminalizar as emergências obstétricas. “Continuaremos lutando para que todas as mulheres injustamente criminalizadas por essas circunstâncias recuperem sua liberdade e tenham a oportunidade de refazer e reconstruir seu projeto de vida”, disse Herrera.

Karla Vaquerano, advogada de Esme, acusou a juíza que proferiu a sentença contra seu cliente de agir “com parcialidade, favorecendo a versão oferecida pela Procuradoria Geral da República, carregada de estigmas e estereótipos de gênero”. Vaquerano afirmou que vai recorrer da decisão judicial. A advogada também expressou as palavras de sua cliente ao saber da decisão, que agradeceu aos movimentos feministas de El Salvador por apoiá-la e acompanhá-la na “injustiça” que está vivendo.

Apesar da derrota judicial de Ema, grupos feministas em El Salvador conseguiram importantes vitórias legais, incluindo a libertação de 64 mulheres que foram condenadas por passarem por emergências durante a gravidez. Um dos casos mais conhecidos é o de Evelyn Hernández, que em 2016 foi presa depois de sofrer um parto fora do hospital na latrina de sua casa. O bebê morreu. Ela nem sabia que estava grávida. Ela foi condenada a 30 anos de prisão por homicídio qualificado, mas foi absolvida em 2020 após vários anos de pressão internacional.

+ sobre o tema

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...

Webinar debate violência de gênero e segurança de mulheres jornalistas

Resolução aprovada pela ONU para promover a segurança de...

A cada dia, pelo menos 18 meninas são estupradas no Brasil

Principal causa da gravidez precoce, o estupro está relacionado...

Técnica de enfermagem é morta por ex com mais de 50 facadas na frente da filha

Vítima foi atacada quando buscava dinheiro da escola da...

para lembrar

Ministério da Saúde revoga portaria que regulamentava aborto

O Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira portaria que incluía...

Quadrilha envolvida com abortos chegava a lucrar R$ 300 mil por mês

Polícia cumpre 75 mandados de prisão e 118 de...

Sou evangélica e a favor da legalização do aborto

Não comente antes de ler. Este é o meu...

Aborto: o moralismo é impotente; porém, mata

Novos números indicam: quanto mais conservadoras as leis, mais...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Dia Internacional das Mulheres: a origem operária do 8 de março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas como uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativos, ela não foi criada pelo comércio...

É hora de dar voz às que sentem na pele o peso das desigualdades

Na esteira da Revolução Industrial, as mulheres – e até as crianças – começaram a dividir com os homens as linhas de produção nas fábricas,...
-+=