Mulher sofre intolerância religiosa no metrô de Salvador

FONTEPor Pedro Vilas Boas, do UOL
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher sendo vítima de intolerância religiosa em um vagão do metrô de Salvador (BA). O caso ocorreu na segunda-feira (15).

O que aconteceu

  • O caso teria acontecido quando a mulher, que é estudante de direito, voltava do estágio. O homem teria começado a atacá-la depois que ela colocou os fios de conta – comumente utilizado por religiosos de matriz africana – para fora da roupa, como uma resposta a falas ofensivas dele.
  • A gravação mostra o homem gritando contra ela com um papel na mão. “Que Jesus Cristo te abençoe. […] Só existem dois caminhos: céu e inferno”, diz o autor dos ataques.
  • A mulher diz no vídeo que vai denunciá-lo. “Deixe a minha religião em paz. Você é intolerante. Eu vou te denunciar”. afirma.
  • Boletim de ocorrência foi registrado. O advogado Bruno Moura, que representa a vítima dos ataques, disse ao UOL que o boletim de ocorrência foi registrado nesta terça-feira (16). “Ele ‘foi para cima’ dela, disse que ela era do demônio, que ela merecia morrer, que todas as pessoas do candomblé mereciam a morte”.
  • Mulher prestou depoimento. “Ela está bem abalada desde ontem. Tivemos que conversar bastante com ela para que ela prestasse queixa hoje. Mas ela está bem abalada e com medo do agressor”, afirmou Bruno.
  • A Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), do governo da Bahia, repudiou o episódio. A pasta afirma que a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa – grupo formado por instituições públicas – acompanha o caso. “Intolerância religiosa é crime e deve ser punida de acordo com a legislação vigente”.
  • A CCR, que administra o metrô em Salvador, também lamentou o caso e disse que está à disposição das autoridades. “A concessionária reforça que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes e orienta que todo caso de intolerância ou agressão seja registrado para tomada das devidas providências”.

Veja o vídeo aqui

-+=
Sair da versão mobile