Mulheres da caravana: elas respondem com amor e atitude à violência dos homens

Em região de tradição patriarcal e machista, mulheres são voz ativa na agricultura familiar, na agroindústria, na pesquisa, na produção acadêmica e em projetos sustentáveis para o Brasil

por Cláudia Motta, especial para RBA

A caravana encerrou o mês da mulher, símbolo de força de quem planta amor e colhe direitos, igualdade e liberdade (CLÁUDIA MOTTA/RBA/TVT | RICARDO STUCKERT)

São Paulo – A marca da Caravana Lula pelo Sul do Brasil não foi a violência. Apesar de acontecimentos que alguns veículos escolheram para suas manchetes, o amor que une famílias e comunidades inteiras na lida pela subsistência diária foi preponderante, em número e grau. E gênero. E nesse quesito as mulheres sobressaem no cenário, numa combinação de força, doçura, competência e preparo profissional.

Foram 21 cidades percorridas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, durante dez dias. Nesse período, os constantes ataques à comitiva, promovidos – adivinhe – por grupos minoritários formados por homens brancos, traçaram uma linha divisória entre dois mundos: um, cada vez mais atrasado e que quer tomar para si as cores de uma bandeira nacional que no fundo prezam menos que a de seus estados; o outro pincelado de verde, amarelo e vermelho, a cor que simboliza a paixão, nesse caso pela vida.

Não fosse isso, o que explicaria essa intensa participação delas, idosas, jovens, mães com crianças de colo – que dividem o zelo diário com a casa, os filhos, o trabalho, com atuação social e política – numa sociedade ainda marcada por um machismo doente e virulento?

Aos 79 anos, Madalena Paim já tem sua terra. Mas está no acampamento Dom Tomas Balduíno, em Quedas do Iguaçu, para ajudar os filhos a garantir as suas: Antonio tem 48 anos e Adriana, 23. Acorda às 5h para trabalhar, cuida da casa, ajuda no acampamento, faz pão para vender. “A gente enfrenta a violência, vai levando a vida, não tem o que fazer, não podemos desistir e não quero que meus filhos desistam.”

“As mulheres têm coragem efetiva, aqueles homens, valentia verborrágica”, define a senadora Gleisi Hoffmann, a primeira presidenta de um dos principais partidos políticos do mundo. “As mulheres têm uma coragem que constrói saídas concretas”, afirma, lembrando que muitas das 21 cidades visitadas pela caravana estão em regiões muito pobres. “E nessa escassez, elas assumem o protagonismo. Sem ser bufonas, sem ser temerárias.”

Não por acaso, os principais programas sociais dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tinham seus contratos firmados com as mães de família. “O Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família foram importantíssimos para o empoderamento das mulheres”, lembra a única mulher senadora eleita pelo Paraná.

A agricultora Maria Fátima Sala, de Ronda Alta (RS), é uma delas. Aos 56 anos, ela relata a força que veio dos programas sociais hoje sob ameaça. “Foi essencial para nós, pequenos agricultores. Conseguimos casa, investimento, um avanço na agricultura familiar. E graças à minha luta, comecei a atuar no sindicato rural e a me libertar do machismo, hoje sou uma pessoa livre. Mas a gente sente que tem muitas mulheres que não podem tomar sua própria posição ainda.”

 

Continue lendo aqui 

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

Violência obstétrica atinge 25% das mulheres no Brasil

Projeto estadual prevê que hospitais fixem cartazes informando o...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Violência de Raça e Gênero

Nesses 500 anos de descobrimento do Brasil, 350 foram...

‘Diferente do que dizem, aborto não foi descriminalizado’, diz autora de ações no Supremo

Às vésperas da discussão sobre a descriminalização ou não...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=