Mulheres enfrentam assédio em transporte público do Rio e SP

Dois casos recentes repercutiram; advogada indica como proceder em caso de importunação sexual no transporte público

Nas últimas duas semanas, dois casos de assédio em transportes públicos repercutiram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em ambos, homens tiraram fotos de mulheres sem autorização.

No dia 31 de março, a estudante Caroline Vitória, de 19 anos, acusou um homem que estava no vagão do MetrôRio de fazer fotos suas e de sua amiga dentro do transporte público.

Ao Metrópoles, Caroline disse que a situação só foi levada a sério pelos passageiros quando um outro rapaz entendeu o que tinha acontecido e começou a questionar o homem. “Eu me senti um pedaço de carne, que estava ali para ser exposto, para ele tirar fotos e fazer o que bem entendesse com elas. A gente não sabe para que ele fez isso”, conta a jovem.

Nessa segunda-feira (11/4), Larissa Gregório, de 24, passou por uma situação similar com sua amiga Julia. No entanto, ninguém que estava presente no trem da Linha-11 Coral da CPTM, em São Paulo, fez algo para ajudar.

“Eu entendi ali o que é uma mulher ficar sem reação. Não consegui fazer nada na hora. Hoje, sinto medo e insegurança em andar na rua, fico olhando para os lados para ver se alguém está me fotografando. Não sei o que aquele homem fez com as fotos”, afirma ao Metrópoles.

Como agir em caso de assédio no transporte público?

Ao Metrópoles, a advogada Rachel Serodio explicou como as vítimas devem agir em caso de importunação ou assédio no transporte público.

“As mulheres devem pedir ajuda a quem estiver por perto e acionar a polícia ou qualquer autoridade competente”, afirmou.

Ela também ressaltou a importância dos crimes serem registrados de maneira detalhada. Data, hora, local e características dos suspeitos são imprescindíveis para que os agressores sejam responsabilizados.

Rachel reforçou a importância de testemunhas em casos como de Caroline. “Quem presenciar o assédio ou importunação sexual pode fazer uma denúncia, se apresentar como testemunha e auxiliar as vítimas dos atos. Além de encorajar, a presença de uma outra pessoa pode dar mais segurança às vítimas”, completou.

O que dizem as concessionárias

A CPTM informou ao Metrópoles que acionou a gerência de segurança assim que recebeu as imagens por meio das redes sociais para tentar identificar o autor, pois não houve uma denúncia imediata.

“A concessionária incentiva que as vítimas e testemunhas de abuso sexual procurem imediatamente um colaborador da companhia para que as devidas providências sejam tomadas. A CPTM sempre colabora com a autoridade policial na denúncia e investigação de casos de abuso sexual nos seus trens e estações e reforça que é, cada vez mais, um ambiente hostil para esses criminosos”, disse a companhia em nota.

O MetrôRio também se pronunciou sobre o episódio do dia 30/3 e afirmou que atua para evitar que aconteçam abusos em espaços administrados pela concessionária.

“O MetrôRio repudia a violência em todas as suas formas e mantém campanhas informativas contra abusos nas dependências do sistema, além de vigilância permanente. A empresa orienta as vítimas e testemunhas desse tipo de crime a sempre acionar a equipe da concessionária para auxílio. Nessas situações, a vítima pode utilizar o botão de segurança dentro dos trens, para agilizar o atendimento. O MetrôRio também encoraja e apoia as vítimas a registrar a ocorrência na polícia e está à disposição das autoridades para ajudar a elucidar os casos, inclusive fornecendo imagens”, afirmou.

A concessionária também informou que a Polícia Militar é acionada quando há flagrante e que funcionários do Metrô acompanham vítimas que vão até as delegacias registrar as ocorrências.

+ sobre o tema

para lembrar

Em trem lotado, paulistano define: “aqui é Esparta, mano!”

Durante 3 horas, uma mineira do interior caminha e...

Como falar sobre assédio sexual com as crianças?

A ameaça pode ser virtual ou presencial. Saiba como...

Professor assedia alunas adolescentes na Bahia

Alunas da escola Djalma Pessoa, em Salvador, na Bahia,...

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...
spot_imgspot_img

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio em SP – YouTube

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista. O dado é da rede nossa São Paulo, que em...

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval

No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua imagem muito associada ao carnaval, metade (50%) das mulheres já foi vítima de assédio sexual...

Deputada brasileira denuncia assédio sexual de Boaventura durante doutorado

“A violência que sofri gerou outros processos de violência. Por isso, fiquei anos em silêncio”, diz Bella Gonçalves, deputada estadual pelo PSOL em Minas...
-+=