Mulheres nos PALOP “desproporcionalmente afetadas” no acesso à saúde

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Mundial da Saúde para África afirmou esta sexta-feira, 20 de abril, que, apesar do aumento da participação das mulheres na política nos países lusófonos, estas continuam a ser desproporcionalmente afetadas no acesso à saúde.

 

Do Delas 

 

Foto: Shutterstock

“Apesar da maior e crescente participação de mulheres na política e nos governos, em alguns dos países [da África lusófona] as mulheres e raparigas continuam a sofrer diariamente discriminação e são desproporcionalmente afetadas pelos desafios no acesso aos cuidados de saúde”, disse a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Mundial de Saúde para África (OMS-África), Magda Robalo, que falava numa conferência do encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde, em Coimbra.

Para Magda Robalo, há vários desafios que “a África lusófona enfrenta” com a instabilidade política a continuar a ter um impacto na saúde das mulheres.

Com a exceção de Cabo Verde, que assegura “uma quase cobertura universal de cuidados de saúde e que descriminalizou o aborto“, as mulheres e raparigas nos países africanos de expressão portuguesa “sofrem discriminação”, seja representada pela mortalidade maternal, violência doméstica ou taxas de gravidez na adolescência muito elevadas – consequência “do casamento precoce e acesso restrito a cuidados de saúde” -, alertou Magda Robalo.

Segundo a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis, é necessário combater a desigualdade de género na área da saúde, referindo que espera que a OMS-Áfricatrabalhe “cada vez mais com a CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] para apoiar a implementação da agenda regional de acesso universal à saúde reprodutiva e sexual“.

Para Magda Robalo, quando se fala de desigualdade de género nunca se pode retirar o homem da equação.

“Todos os movimentos que têm surgido e se têm mobilizado pela igualdade de género não podem ter sucesso se não envolverem os homens. Temos que envolver as nossas crianças, os nossos rapazes, os nossos jovens, os nossos maridos”, defendeu, apelando a um compromisso dos homens em questões de igualdade de género.

“Há homens que têm tido sucesso em abordar questões como a prevenção do VIH ou a violência doméstica. Mas ainda são poucos para fazer a diferença”, constatou.

Durante a conferência, que tinha como tema “Investir na Saúde das Mulheres”, falaram também a diretora da Representação Regional do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em Genebra, Mónica Ferro, a ex-diretora do Departamento de Saúde Reprodutiva e Investigação da OMS Marleen Temmerman e o diretor-adjunto para Saúde Materno-infantil na Fundação Bill & Melinda Gates, Jerker Liljestrand.

O encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde, que começou na quinta-feira, reuniu mais de 700 peritos, num evento em que o tema central foi a saúde global dos países africanos.

Durante a reunião em Coimbra foram apresentadas comunicações por cerca de 120 oradores de mais de 40 países, que abordaram temas como a mortalidade infantil, cuidados de saúde após conflitos armados, doenças infecciosas, alterações climáticas,medicina digital, reversão da disseminação da malária, migração e saúde e acesso a vacinas.

+ sobre o tema

Quilombolas: Registro ganha Plano de Ação Quilombola

Fonte: Írohín Jornal Online     A Secretaria de Estado da Saúde(SES)...

Crianças no Candomblé – 21 Imagens e 21 Motivos

O Professor Dr. Sidnei Barreto Nogueira listou 21 “motivos” para...

Álbum de Beyoncé bate recorde de vendas no iTunes

O mais recente álbum de Beyoncé, que leva o...

para lembrar

Itamar Vieira Jr. não descarta novos livros infantis: “Terminei feliz esse desafio”

O premiado escritor baiano Itamar Vieira Junior (‘Torto Arado’)...

Oscar: o pedido de desculpas da Academia de Hollywood a atriz indígena após 50 anos de discurso por Marlon Brando

A organização responsável pela premiação do Oscar pediu desculpas...

O “Diário de um retorno ao país natal” de Aimé Césaire, por Leo Gonçalves

Uma das publicações mais importantes feitas recentemente no Brasil,...

Veja os novos livros infantis de Edimilson de Almeida Pereira e Cidinha da Silva

Diz o ditado que Exu matou um pássaro ontem com uma...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...
-+=