Mulheres são principais vencedoras do Hugo, prêmio de ficção científica e fantasia

Depois de se destacarem no Nebula em março deste ano, as mulheres dominaram a lista de vencedores do Hugo, outra premiação icônica dos gêneros de ficção científica e fantasia, na literatura, cinema, TV e outras mídias.

Por  Caio Delcolli, do HuffPost Brasil

No último sábado (20), a Worldcon, convenção responsável pelo prêmio, entregou as principais estatuetas para duas autoras negras e uma asiática:

  • Melhor romance: The Fifth Season, de N.K. Jemisin;
  • Melhor novela: Binti, de Nnedi Okorafor;
  • Melhor noveleta: Folding Beijing, de Hao Jingfang (tradução para inglês: Ken Liu).

Em melhor apresentação dramática – forma curta, Jessica Jones, seriado daNetflix em colaboração com a Marvel, levou o troféu pelo episódio Sorria! (AKA Smile, no título original). A revista Uncanny, editada majoritariamente por mulheres, venceu na categoria de semiprozine.

O filme Perdido em Marte, dirigido por Ridley Scott e escrito por Drew Goddard, ganhou como melhor apresentação dramática – forma longa. Neil Gaiman e J.H. Williams III, roteirista e desenhista, respectivamente, venceram pelo quadrinhoSandman: Prelúdio, como melhor história gráfica.

Campanha conservadora

Desde 2013, o prêmio Hugo vive uma controvérsia relacionada à cada vez mais diversificada lista de vencedores e indicados.

Dois grupos na internet de escritores e fãs conservadores – homens brancos, em sua maior parte –, chamados Sad Puppies e Rabid Puppies, fazem lobby para obras específicas, que vão ao encontro do ponto de vista político deles.

Muitos desses membros têm reclamado da presença cada vez maior de mulheres e negros na premiação, acusando-a de se tornar cada vez mais “esquerdista”.

Neste ano, os “puppies” conseguiram dominar as listas de indicações, mas as decisões do júri acabaram seguindo o caminho oposto. Na cerimônia, vários escritores protestaram contra os grupos em seus discursos.

Gaiman lamentou a iniciativa de bloquear obras progressistas. “Eu teria retirado a indicação [de Sandman], mas até isso me pareceu ser uma forma de dar algum reconhecimento a esses maus perdedores”.

N.K. Jemisin, uma das vencedoras deste ano, disse em discurso lido no palco que os grupos podem ser “facilmente” vencidos se o restante dos fãs de ficção científica e fantasia se opuserem a eles.

A escritora disse:

“Se opuserem para dizer que sim, eles querem mais inovação literária e representação realista. Se opuserem para dizer que sim, eles querem apenas ler boas histórias – mas o que faz uma boa história é a destreza, a audácia e a habilidade de considerar o futuro claramente, em vez de vê-lo pelas lentes nebulosas da nostalgia e do privilégio.”

Veja a lista completa de vencedores e indicados aqui.

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...
-+=