Mulheres têm mais diplomas, mas menos empregos e salários menores, diz OCDE

No Brasil, mulheres com diploma de ensino superior têm rendimento em média 35% inferior ao de seus pares homens.

Do G1

Imagem: Getty Images

O número de mulheres que obtêm um diploma do ensino superior segue em alta e é maior que o de homens nos países da OCDE – mas elas continuam tendo uma participação menor no mercado de trabalho, segundo a organização. Fazem parte da OCDE 36 países, em sua maioria desenvolvidos – o Brasil não está entre eles.

Segundo o estudo “Panorama da educação 2018”, divulgado nesta terça-feira (11), em 2017 50% das mulheres entre 25 e 34 anos, entre esses países, possuíam um diploma universitário, contra 38% dos homens. Essa diferença, inclusive, vem aumentando, destaca a organização. Em 2007, 38% das mulheres tinham formação universitária, ante 30% dos homens.

Apesar de liderar em formação, as mulheres seguem penalizadas no mercado de trabalho: a OCDE estima que 80% das diplomadas trabalhem, enquanto entre os homens esse percentual é de 89%. Além disso, essas mulheres ganham, em média, 26% menos que seus pares masculinos.

Segundo o estudo, essa disparidade também pode ser resultado da maior probabilidade entre as mulheres de “passar por períodos de inatividade ou de desemprego, que podem retardar aumentos de salário”.

Brasil

No Brasil, 20% das mulheres entre 25 e 34 anos tinham diploma de ensino superior em 2017, enquanto entre os homens esse percneutal era de 14%. A diferença também cresceu em relação a 2007, quando as taxas eram de 12% e 8% entre mulheres e homens, respectivamente.

Por aqui, as mulheres também são penalizadas no mercado de trabalho: entre as que têm diploma superior, 83% estavam empregadas, enquanto entre os homens esse percentual era de 91%. A diferença salarial também se mostrou alta: em média, as mulheres com diploma superior tinham rendimento 35% inferior ao dos seus pares masculinos.

 

+ sobre o tema

5 passos para acelerar a igualdade de gêneros no mercado de trabalho

A mudança depende da construção de uma nova consciência...

Hoje na História, 10 de Julho de 1994, a 20 anos, Lélia Gonzalez entrava no Orun

Ana Maria Felippe* Texto postado no Portal Geledés em 14.09.11 A guerreira...

Juíza casa-se com outra mulher

É o primeiro caso no Brasil em que uma...

para lembrar

Sobre elogios e autoestima. Por que elogiar uma irmã negra

As mulheres negras que escolhem (e aqui enfatizo a...

Estereótipos ‘sem vergonha’ na TV – Por: James Flannery

Me deparei na televisão com o programa da Rede...

Maju Coutinho: O racismo, desejos para 2017 e um novo livro

Quando o telefone tocou nos estúdios da TV Globo,...

Carta às mulheres solteiras: agência, amor próprio e a solidão da mulher negra

Nesse dia dos namoradXs, eu fiquei com vontade de...
spot_imgspot_img

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens até 2070, diz IBGE

A diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres no Brasil deve cair para 4,4 anos até 2070, informa o G1. Essa ‘vantagem’ chegou...

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...
-+=