Museu da Harley Davidson comemora mês da História Negra com exposição especial

por Fabiana Alves

Em comemoração ao Mês da História Negra nos Estados Unidos, exposições que exploram a evolução da cultura da motocicleta afro-americana começaram no último dia 10 de fevereiro no Museu da Harley-Davidson em Milwaukee, Estados Unidos.

Afro-americanos influenciaram e ajudaram a formar a cultura da motocicleta ao longo de nossa história. A cultura biker é vista de forma diferente hoje por causa de suas numerosas contribuições para ela”, disse John Comissiong, diretor de marketing e divulgação da Harley-Davidson Motor Company. “Nós somos o número um em vendas para os afro-americanos, e não só estamos muito orgulhosos da nossa história em comum, como estamos sempre à procura de novas histórias para contar.”

A exposição no Museu inclui motocicletas, histórias e imagens de lendas negras com Harley-Davidson como William B. Johnson, o primeiro afro-americano concessionário de Harley-Davidson; Bessie Stringfield, a primeira mulher afro-americana a andar sozinha em uma motocicleta Harley na anos 1930 e 1940, e Ben Hardy, o customizador que ajudou a criar uma das motos mais famosas do mundo, a Capitão América, para o filme Easy Rider.

As exposições do museu são uma oportunidade para os entusiastas da motocicleta e do público em geral conhecer pessoalmente ou on-line a cultura negra na história da Harley-Davidson. Além disso, haverá a participação de concessionárias da Harley-Davidson em todo os EUA com pequenas exposições dentro do mesmo tema.

Para ajudar a reunir e dispor de mais histórias de pilotos afro-americanos, a Harley-Davidson lançou em 2010 na seção da comunidade de seu Web site a página Iron Elite.

mes historia negra hdA comunidade Iron Elite foi criada para que os participantes possam compartilhar as suas histórias pessoais com a Harley Davidson, mostrando a personalização das suas motocicletas e preservando documentos sobre os lendários motociclistas afro-americanos que tiveram impacto significativo para o motociclismo.

Além disso, a Harley-Davidson apóia e assiste a uma variedade de eventos afro-americanos para se conectar com os pilotos atuais, como o Atlântico Bike Week Beach, Daytona Bike Week Negro e do RoundUp Bikers Nacional, aonde milhares de pilotos negros dos EUA se reúnem seguindo o espírito de união dos verdadeiros motociclistas.

A exposição é uma oportunidade para se ver a evolução da cultura da motocicleta através dos olhos de pilotos negros norte-americanos.

Bem que a HD brasileira poderia também trazer essa exposição para as suas lojas no país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fabiana Alves é jornalista especialista em mídias sociais, produção de conteúdo para internet, marketing digital e político. Ama motociclismo e Cultura Biker.

Fonte: Moto Campinas

 

 

Fonte: 

+ sobre o tema

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

Mia Couto e seu colar de miçangas incomuns

Escritor moçambicano conta que tece novos mundos substituindo eurocentrismo...

para lembrar

Barack Obama

Barack Hussein Obama II, Barack Obama(Honolulu, 4 de agosto...

EUA volta a protestar contra o Racismo

Na cidade de Madison, estado norte-americano de Wisconsin, um...

Após morte de filho, pianista promove sessões de jazz em apartamento em NY

O apartamento está apinhado de gente. Um padre estica...

Vancouver 2010: ‘Leopardo’ ganês se supera, vence a montanha e abre sorriso

Kwame Nkrumah-Acheampong larga em último e supera forte neblina...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=