Música e Consciência Negra são temas de filmes em casa de culturas de São José

Programação cultural começa nesta segunda-feira

Por Julia Rodrigues Do Meon

Filme ‘Pantera Negra’ Foto: Reprodução/Meon

Por conta do ‘Mês da Música’ e da ‘Semana da Consciência Negra’, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou uma programação especial com filmes sobre os dois temas. As exibições são gratuitas e acontecem as segundas, na Casa de Cultura Cine Santana, região norte e terças, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, região sul.

No Cine Santana serão exibidos quatro documentários sobre a música brasileira, por meio do programa Ponto MIS, resultado de uma parceria com o Museu da Imagem e do Som. As sessões começam às 19h e têm classificação livre. Já na Casa de Cultura Flávio Craveiro, serão exibidos cinco filmes de longa-metragem, em vários horários, pelo projeto Casa com Cinema.

Confira a programação completa:

Cine Santana (segundas)

5/11

19h: Projeto Intergerações – Violas Paulistas

Os filmes resultaram dos processos gerados na Oficina de Documentário, Viola e Canção, realizada no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade, no distrito de Joaquim Egídio, em maio de 2017.

12/11

19h: Sintonizah – A exibição das ondas do rádio

O documentário Sintonizah embala o espectador em uma viagem entre Kingston, na Jamaica, e São Luís do Maranhão, para transmitir as emoções de quem vivencia o reggae.

19/11

19h: Triunfo

Nelson Triunfo é dançarino, compositor e ‘sociólogo da favela’, como ele próprio se define. Do sertão pernambucano, Nelson saiu para balançar os bailes blacks nas décadas de 1970 e 1980.

26/11

19h: Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa

Os músicos do Titãs contam a história da banda, umas das principais do país, utilizando linguagem não-cronológica e musical.

Casa de Cultura Flávio Craveiro (terças)

6/11

19h: 12 Anos de Escravidão

Em 1841, Solomon Northup é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

13/11

9h e 14h: A Princesa e o Sapo

A trabalhadora e ambiciosa Tiana sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, o qual tinha se tornado um sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe, que agora é um sapo, tem esperanças de ser um humano novamente se Tiana beijá-lo.

19h: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami, tem três momentos da vida contados neste filme. Do bulling na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

20/11

19h: Pantera Negra

Após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda, a isolada e tecnologicamente avançada nação africana, para a cerimônia de coroação. Mas, com o reaparecimento de um velho e poderoso inimigo, os valores de T’Challa como rei, e como Pantera Negra, são testados.

27/11

19h: Branco sai, Preto fica (Ponto MIS)

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Serviço

Casa de Cultura Cine Santana

Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana

(12) 3942-1226

Casa de Cultura Flávio Craveiro

(12) 3966-1136

+ sobre o tema

Ator confirma acidentalmente que Jaden Smith viverá Super-Choque

Após rumores no ano passado de que Jaden Smith...

Natura apresenta “Pra Que Me Chamas?”, single do novo álbum de Xenia França

Com produção de Pipo Pigoraro, Lourenço Rebetez e co-produção...

para lembrar

Zé Roberto: ‘Falta profissionalismo no país’

Aos 38 anos, ele não se machucou desde...

Casa das Rosas realiza atividades no Dia da Consciência Negra

Mais uma vez, a Casa das Rosas abre seu espaço no...

Aleijadinho

Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas do...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...
-+=