Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

Enviado por / FonteUOL, por Jamil Chade

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que asfixiou o americano na cidade de Minneapolis foi condenado a 22 anos de prisão.

A morte de de Floyd causou protestos pelos EUA, com uma repercussão global. O caso levou a ONU a criar um mecanismo para avaliar a violência policial contra a população negra e a vítima se transformou num símbolo da luta contra o racismo.

Desde a vitória de Trump, porém, alguns de seus aliados iniciaram uma campanha para que o caso seja reavaliado, enquanto a Casa Branca ordenou universidades, entidades esportivas e empresas a acabar com programas de promoção de diversidade. Durante o Super Bowl, no mês passado, a campanha de combate ao racismo foi suspensa.

Ben Shapiro, colunista ultraconservador, foi às redes sociais defender que Derek Chauvin tenha seu julgamento reavaliado.

“Há uma pessoa que o presidente Trump deveria perdoar das acusações federais imediatamente – seria incrivelmente controverso, mas acho que é absolutamente necessário – essa pessoa é Derek Chauvin”, disse Shapiro. Sem apresentar provas, o influenciador insistiu que o policial não cometeu o crime e que Floyd teria morrido por outros motivos.

Todas as informações coletadas pela investigação provam o contrário. Durante o julgamento, os promotores exibiram a câmera do corpo dos policiais e vídeos de pessoas que passavam pelo local. Neles, Chauvin estava ajoelhado no pescoço de Floyd, gritando “não posso respirar”.

Mesmo assim, Musk respondeu ao comentário: “Isso é algo para ser pensado”.

Sua postagem fez com que a defesa pela anistia ao policial ganhasse uma nova repercussão nas redes sociais, principalmente na plataforma X, onde não há qualquer moderação para discursos racistas.

Em resposta, o procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, criticou a possibilidade de uma anistia.

“Derek Chauvin assassinou George Floyd na frente do mundo inteiro”, disse. “Ele foi condenado por homicídio em segundo grau e homicídio culposo em segundo grau no tribunal estadual de Minnesota por um júri de seus pares e sentenciado a 22 anos e meio de prisão”, afirmou.

“A Suprema Corte de Minnesota manteve sua condenação. Trump não tem poder para perdoar a condenação estadual de Chauvin. Um perdão da condenação federal de Chauvin o levaria de volta a Minnesota para cumprir o restante de sua sentença na prisão estadual. O único propósito concebível seria expressar ainda mais desrespeito por George Floyd e mais desrespeito pelo estado de direito”, concluiu.

A reação de Musk, ainda assim, deixou a família de Floyd em estado de alerta. Paris Stevens, primo da vítima, afirmou que um perdão “prejudicaria a democracia”.

“Acredito sinceramente que isso vai acontecer por causa dos indivíduos envolvidos”, lamentou Selwyn Jones, tio de Floyd.

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Em ascensão, ministra ultrapassa Marina Silva em buscas no Google

Num período de apenas 20 dias (a partir do...

BlackRocks Startups fecha parceria com o TikTok

O BlackRocks Startups (BRS) - Hub de inovação que...

Barack Obama saúda resolução “histórica” do Senado

Fonte: RTP Notícias - Washington, 20 Jun (Lusa) -...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=