Na África, pesquisador da Unesp critica “estrangeirização” da terra

O geógrafo Bernardo Mançano Fernandes, professor do Câmpus de Presidente Prudente, foi um dos três pesquisadores brasileiros na 13ª Assembleia Geral do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciência Sociais em África, realizada de 5 a 9 de dezembro de 2011, na cidade de Rabat, capital do Marrocos. Um dos principais temas tratados foi a estrangeirização da terra, o processo de aquisição de propriedades rurais por empresários não-nacionais.

Especialista no tema, Mançano está a frente de uma pesquisa sobre estrangeirização de Terras no Brasil e na África com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é coordenador da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, vinculada ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri).

Segundo o professor, a política de estrangeirização da terra — land grabbing ou acaparamiento — promove o que ele define como um “desenvolvimento perverso, em que os camponeses pobres são expropriados de suas terras para que países ricos produzam commodities para abastecer seus mercados”.

Durante o debate no Marrocos, o foco das discussões foi a ação da China na compra e arrendamento de terras em vários países africanos, asiáticos e latino-americanos, incluindo o Brasil. O estudioso destaca ainda Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Arábia Saudita e Qatar como nações que também usam esse método.

“O Brasil também é autor dessa política nefasta, comprando terras no Zimbabwe e em Moçambique”, afirma o pesquisador. “Essa prática só é possível por causa do interesse dos governos desses países que preferem trazer investimentos externos a investir em seu povo e em seu território.”

Uma das consequências mais imediatas desse processo de estrangeirização é a insegurança alimentar. Isso porque, conforme explica o professor, essas regiões passam a produzir alimentos apenas para a exportação, tornando os produtos agrícolas inacessíveis para a população local e impedindo a existência da agricultura familiar.

RELATÓRIO

A Assembleia também serviu de palco para um debate sobre o Relatório Mundial de Ciência Social da Unesco. Entre os temas mais polêmicos e que gerou mais protestos entre os participantes, está a influência das ciências sociais dos EUA no pensamento dos cientistas do hemisfério Sul. Essa interferência foi reconhecida e questionada pelos que defendiam um pensamento africano (“africologia”).

Muitos participantes defenderam a construção do pensamento crítico e autônomo, rompendo com o pensamento colonizador. “Na América Latina, África e Ásia já são vários os pensadores que contestam a simples aplicação de teorias em artigos enfadonhos de revisão da literatura que pouco contribuem para entender a realidade”, diz Mançano. Para ele, nesse movimento, as ciências sociais criaram novas referencias teóricas para explicar os confrontos de diferentes modelos de desenvolvimento que têm aumentado o consumo e a pobreza.

Depois dos países africanos, os EUA aparecem como o país com maior número de participantes na Assembléia, seguido pelos europeus (França, Inglaterra, Holanda, Suécia, Itália, Espanha e Portugal) e pela China. Da América Latina, somente o Brasil esteve presente com três professores. “Esses números confirmam que temos ainda um longo caminho a construir para rompermos com a supremacia Norte-Sul”, conclui o professor.

ASSENTADOS COM DIPLOMA

O evento em Rabat também permitiu a realização de um colóquio entre cientistas militantes do desenvolvimento. A denominação criada com a ajuda de Mançano se refere a estudiosos (geógrafos, sociólogos, economistas, historiadores, pedagogos, entre outros) que produzem ensaios teóricos integrados com políticas públicas para promover a inclusão e emancipação socioterritorial.

No colóquio, o professor da Unesp falou sobre o projeto de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, que será criado na Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Ippri.

Ele também apresentou os resultados do curso especial de graduação em Geografia para assentados rurais oferecido pela Unesp, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ação formou este ano 46 geógrafos e professores de geografia que já estão atuando nos territórios camponeses.

“As iniciativas inovadoras da Unesp são referência para universidades da América Latina e da África”, diz o professor. “No colóquio, surgiram várias propostas de aproximação para o intercâmbio dessas experiências.”

 

FONTE

Universidade Estadual Paulista
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
Telefone: (11) 5627-0329
E-mail: [email protected]


Links referenciados

13ª Assembleia Geral do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciência Sociais em África
www.codesria.org/spip.php?article1321&la
ng=pt

Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial
www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-thi
s-office/single-view/news/unesco_chair_i
n_territorial_development_and_education_
for_the_countryside

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
www.cnpq.br

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
www.incra.gov.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp
www.unesp.br/aci/

[email protected]
[email protected]

Câmpus de Presidente Prudente
www.fct.unesp.br

Universidade Estadual Paulista
www.unesp.br

Bernardo Mançano Fernandes
lattes.cnpq.br/2836764800084585

Marrocos
pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos

Unesco
www.unesco.org.br

Unesp
www.unesp.br

+ sobre o tema

Racistas sul-africanos: parceiros incômodos

Racistas sul-africanos: parceiros incômodos Fonte: Alô Escola - TV Cultura Para...

La Vuelta del Racismo

Fonte:Principio Esperanza  Por Jorge Lora Cam    El...

O papel dos americanos na empreitada antigay de Uganda

Em março, três evangélicos americanos, cujos ensinamentos sobre...

para lembrar

Violência volta a fazer inúmeros mortos na Nigéria

Uma série de ataques coordenados na cidade de Kano,...

Africanos estão entre as maiores vítimas do tráfico humano na Europa

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime,...

Impasse afeta alunos africanos

O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará formaliza,...

França baseia nova política africana na aplicação de regras democráticas

O Presidente francês, François Hollande, declarou em Paris...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=