‘Não foi racismo, foi deselegância’, diz promotor em caso do turbante

O caso aconteceu em abril, quando a mulher diz ter sido agredida e ter o turbante jogado no chão durante uma festa de formatura

O Ministério Público de Minas Gerais optou pelo arquivamento do processo aberto pela pedagoga e conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Dandara Tonantzin Castro, 23, que foi agredida e teve seu turbante jogado no chão em festa de formatura, na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em abril deste ano.

A jovem, ao saber do pedido de arquivamento, postou um vídeo em seu Facebook na manhã desta segunda-feira (20) acusando a Justiça brasileira de ser seletiva, “nossa justiça tem um lado, e não é nosso”, disse.

De acordo com pedido do promotor Sylvio Fausto de Oliveira Neto, os dois indiciados não cometeram nenhuma infração penal e que o ocorrido não corresponde à injúria racial.

A pedagoga lamentou a decisão e disse estar indignada pelo pedido de arquivamento do processo. “É muito indignação! No depoimento eles (os envolvidos) afirmam que encostaram a mão em mim e foi sem meu consentimento. Não foi no brinco, não foi no vestido, foi no meu turbante, que tem um significado grande para a cultura negra”, disse.

O advogada de Dandara, Edson Pistori disse que os próximos passos em relação ao arquivamento vai ser entrar com uma representação contra o promotor responsável pelo caso junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, que, segundo o advogado, teria agido de forma negligente. “O promotor afirmou no pedido de arquivamento que o caso foi uma mera falta de educação dos agressores”, informou.

A segunda medida a ser tomada, de acordo com Pistori, será apelar da decisão junto ao Tribunal para rever a decisão e seguir paralelamente com uma ação cível.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, por ser feriado nesta segunda (20), Dia da Consciência Negra, não foi possível entrar em contato com o promotor.

Relembre o caso

Dandara se arrumou para ir à uma festa de formatura em engenharia civil de um amigo de infância em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Para completar a produção, ela escolheu um turbante dourado e o acessório – símbolo da cultura negra – parece ter incomodado a alguns presentes a ponto de a mulher ter sido agredida por causa dele. “Quando eu cheguei, já percebi olhares estranhos, mas acabei relaxando e aproveitando a festa”, conta.

No fim da festa, já na manhã de domingo (23), o grupo foi para uma arena no mesmo espaço, onde a comemoração continuaria. Ali, um homem puxou o turbante de Dandara pela primeira vez. “Eu falei para ele tirar a mão da minha cabeça”, diz. Depois, ao passar novamente pelo mesmo homem, ele voltou a puxar o turbante. Ela reagiu e ele, segundo conta, chamou alguns amigos. “Veio outro e jogou meu turbante no chão. Depois, eles começaram a jogar cerveja na minha cabeça e a rir de mim”, lembra. Os amigos de Dandara acionaram a segurança da festa e dois deles foram retirados do local.

O caso foi registrado na Polícia Civil como agressão física motivada por preconceito racial. O órgão afirmou que apura o ocorrido e que não divulgará detalhes para não atrapalhar as investigações. De acordo com Dandara, a delegada não quis registrar o ato como racismo. A Polícia Civil não informou o motivo da recusa.

Dandara contou ainda que foi agredida verbalmente e ameaçada pelas namoradas dos rapazes, que a acusaram de ser a responsável pela expulsão deles da festa e queriam que ela também fosse retirada do local.

O caso ganhou repercussão depois que a moça contou a história em seu Facebook na manhã seguinte a festa. O post atingiu mais de 12.000 comentários. A maioria das opiniões são de apoio a Dandara, mas também há quem a acusasse de se fazer de vítima ou querer aparecer

 

+ sobre o tema

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Neymar apoia zagueiro do Vasco em luta contra o racismo

Dedé foi ofendido pela torcida do Libertad-PAR, e ganhou...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=