Nascar confirma caso de racismo contra Bubba Wallace em Talladega e inicia busca pelos responsáveis

Foi encontrado dentro da garagem do carro de Bubba Wallace em Talladega Superspeedway uma corda de enforcamento, uma clara ameaça ao piloto após manifestações anti-racistas feitas por ele nas últimas semanas, as quais ocasionaram o banimento das bandeiras confederadas dos EUA na categoria.

“Estamos com raiva e indignados, e não podemos afirmar com força suficiente o quão seriamente lidaremos com esse ato hediondo. Lançamos uma investigação imediata e faremos todo o possível para identificar a(s) pessoa(s) responsável(is) e eliminá-la do esporte. Como declaramos inequivocamente, não há lugar para o racismo na NASCAR, e esse ato apenas fortalece nossa determinação de tornar o esporte aberto e acolhedor para todos.”, afirma a categoria em nota oficial.

A resposta da categoria veio em seguida de um depoimento do piloto em seu perfil oficial no Twitter, onde Bulla Wallace desabafou contra o racismo.

“Hoje, um ato de racismo me deixou bastante triste e serviu como uma lembrança dolorosa do quanto nossa sociedade deve ser persistente para combater o racismo. Nas últimas semanas, obtive muito suporte das pessoas ligadas à NASCAR, incluindo outros pilotos e membros de outras equipes, pelas minhas manifestações. Hoje, nosso esporte está comprometido em oferecer mudanças reais para tornar esta comunidade acessível à todos. Minha mãe me disse que ‘estão apenas querendo me assustar’, e eu queria dizer que isto não irá me quebrar. Não irei baixar minha cabeça e continuarei orgulhoso de seguir acreditando em minhas convicções.”, afirmou Bubba Wallace.

Nesta segunda-feira (22), a partir das 16h pelo horário de Brasília, será disputada mais uma etapa da Cup Series em Talladega. A corrida, originalmente marcada para o último domingo (21), foi adiada devido às fortes chuvas no local.

Certamente, o assunto repercutirá bastante entre os pilotos antes da corrida ser iniciada.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=