Natal para as crianças: Roteiro de programação gratuita

Natal no Zoológico

Além de passear por entre as árvores iluminadas para o Natal, os visitantes encontrarão bichos das florestas e poderão descer nos escorregadores entre os troncos.

Shopping Interlagos Pça. de eventos: Av. Interlagos, 2.255 – Jardim Umuarama – Sul. Telefone: 3471-8888 (Ver todos os endereços)

 

Brincadeiras e oficinas

Construção de Brinquedos em Feltro


A arte-educadora Márcia Moraes ensina a fazer jogos, fantoches e brinquedos de feltro a partir de retalhos, que poderão ser levados para casa.

Sesc Consolação área de convivência: R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – Centro. Telefone: 3234-3000 Tatu-Bola em Família

Os carrinhos do mobiliário educativo tatu-bola recebem o público em família para esta oficina que reapresenta o brincar no processo de aprendizagem, resgatando possibilidades de articulação de raciocínios, de expressão visual, corporal e cultural. Nas atividades propostas, o caráter lúdico da construção de brinquedos está aliado à consciência ecológica na utilização de materiais reaproveitados.

Centro Cultural São Paulo Jardim interno: R. Vergueiro, 1.000 – Liberdade – Centro. Telefone: 3397-4002

 

Concertos

O Pequeno Dicionário Musical


O espetáculo, apresentado pela Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo, é dirigido especialmente às crianças em idade escolar, mas que pode ser apreciado pelo público em geral.

Galeria Olido Sala Olido: Av. São João, 473 – República – Centro. Telefone: 3333-7691 Sinfonia de Noel – Um Natal Musical

Projeto de apresentações musicais dedicado ao tradicional repertório natalino, além da contação de histórias “O Sumiço do Papai Noel”.

Centro Cultural Banco do Brasil Saguão: R. Álvares Penteado, 112 – Centro – Centro. Telefone: 3113-3651

 

Contadores de Histórias

Contação de Histórias


O grupo Girasonhos resgata histórias da literatura infantil brasileira e narra o conto “Bom Dia Todas As Cores”, de Ruth Rocha.

Sesc Santana Deck do jardim: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana – Norte. Telefone: 2971-8700


Praça Victor Civita


Histórias diversas são contadas para o público infantil, na praça Victor Civita, na região oeste da capital paulista. A cada apresentação, uma história diferente.

R. Sumidouro, 580 – Pinheiros – Oeste. Telefone: 3037-8696

 

Especial

Parada Disney

Mickey, Minnie, Pato Donald, Pateta e outros famosos personagens da Disney vão desfilar em carros alegóricos pela região norte da capital paulista. O evento ainda promete as canções temáticas dos filmes do estúdio e efeitos especiais.

Percurso: av. Olavo Fontoura, pça. Campos de Bacatelle, av. Santos Dumont e pça. Heróis da FEB – Santana – Norte. Telefone: s/ tel.

 

Exposição

Centro Cultural Banco do Brasil


O CCBB promove visita guiada ao prédio do espaço, além de monitoria para a exposição “Um Círculo de Ligações”, que está em cartaz no local.

R. Álvares Penteado, 112 – Centro – Centro. Telefone: 3113-3651 Quem Quiser que Conte Outra – Os Irmãos Grimm

A mostra “Quem Quiser que Conte Outra – Os Imãos Grimm” reúne, em espaços da unidade do Sesc Santana, referências a contos de fada como “A Bela Adormecida”, “Branca de Neve” e “Chapeuzinho Vermelho”.

 

Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana – Norte. Telefone: 2971-8700 Outros Aguáh, O Espírito das Águas A aventura na represa faz as crianças se encontrarem com personagens mágicos num passeio de duas horas, que exige fôlego e muita imaginação. Pq. Ecológico do Guarapiranga: Estr. da Riviera, 3.286 – Jardim Figueira Grande – Sul. Telefone: 3355-2200 Biblioteca Hans Christian Andersen

 

A tradicional biblioteca, inaugurada na década de 1950, foi reformada recentemente e ganhou um acervo especializado em contos de fadas. Além da coleção de 17 mil títulos infanto-juvenis, o espaço recebeu novos livros e foi decorado com motivos infantis e estantes no formato de castelos e arco-íris. Conta com uma programação constante de teatro e narração de histórias para os pequenos.

Av. Celso Garcia, 4.142 – Tatuapé – Leste. Telefone: 2295-3447


Biblioteca Municipal Monteiro Lobato


A mais antiga biblioteca infantil da cidade, criada em 1936, possui cerca de 30 mil títulos infanto-juvenis. Também abriga um acervo com livros, cartas, fotografias e objetos pessoais de Monteiro Lobato -que costumava contar histórias a crianças na biblioteca-, além de um arquivo histórico de literatura infanto-juvenil e livros didáticos e uma gibiteca, inaugurada no final de fevereiro.

Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato: R. Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque – Centro. Telefone: 3256-4122

 

Festa do Nascimento


Todas as canções ilustram as etapas do caminho percorrido por um casal superando vários obstáculos até chegarem ao destino final, onde acontece um nascimento especial. O grupo é composto por Jeff Izaki, Cezinha Oliveira, San, Juninho Alves, Patrícia Thompson e Cristina Longo.

Sesc Consolação área de convivência: R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – Centro. Telefone: 3234-3000

 

Globo Sensorial

 

Com mais de 20 metros de circunferência, o globo sensorial permite ao visitante sentir na pele os efeitos que as mudanças climáticas podem gerar ao planeta. Espaço cultural 2º piso: Pça. Leonor Kaupa, 100 – Bosque da Saúde – Sul. Telefone: 5077-7300 (Ver todos os endereços)

 

Livraria Cultura


A livraria possui várias unidades na capital paulista. Além de literatura adulta, há grande oferta de títulos, CDs e DVDs infantis e infanto-juvenis. Contações de histórias, lançamentos de livros com autores, brincadeiras e oficinas fazem parte da programação dos endereços.

Livraria Cultura – Shopping Villa-Lobos: Av. das Nações Unidas, 4.777 – Jardim Universidade – Oeste. Telefone: 3024-3599


Livraria Kids Books

 

Os títulos –exclusivamente infanto-juvenis– ficam expostos com as capas à mostra e são organizados por faixa etária. Há uma mesinha infantil e um banco colorido para a leitura. Nos fins de semana, realiza eventos para as crianças. Kids Books: R. Dr. Melo Alves, 436 – Cerqueira César – Oeste. Telefone: 3064-7019


Livraria Nove.Sete


Inaugurada em setembro de 2007, a livraria trabalha quase exclusivamente com títulos infanto-juvenis, organizados para facilitar o manuseio pelas crianças: as prateleiras estão separadas por temas e os livros ficam com as capas à mostra. O local tem alguns pufes para leitura e também abriga um pequeno café e um grande quintal, coberto, com bancos de madeira, onde acontecem eventos.

R. França Pinto, 97 – Vila Mariana – Sul. Telefone: 5573-7889 Livraria PanáPaná

 

Pequenina e charmosa, a livraria só trabalha com títulos infantis. A organização, com prateleiras divididas por tema e capas à mostra, facilita a consulta dos pequenos, que podem sentar em uma mesinha para ler. Organiza contações de histórias e oficinas.

PanáPaná: R. Leandro Dupré, 396 – Vila Clementino – Sul. Telefone: 5082-2132

 

Livraria Sobrado


A Livraria Sobrado oferece um acervo de qualidade, com grande variedade de títulos e seções, além dos últimos lançamentos literários. A arquitetura e a decoração convidam os clientes a perderem a hora em seus ambientes aconchegantes, decorados com sofás e poltronas confortáveis, varanda com jardim, cafeteria gourmet e uma sala com piano onde ocorrem apresentações ao vivo.

Av. Moema, 493 – Planalto Paulista – Sul. Telefone: 5052-3540 Pátio da Criança

 

O espaço infantil Cantinho tem sete estações para as crianças brincarem e se divertirem com a ajuda das monitoras ou em companhia de seus pais.

 

Shopping Pátio Paulista Piso Jardins: R. Treze de Maio, 1.947 – Bela Vista – Centro. Telefone: 3191-1100 (Ver todos os endereços) Saraiva Mega Store

 

A unidade do shopping Pátio Paulista possui um pequeno espaço dedicado a livros, CDs, DVDs e brinquedos infantis. Não são muitos títulos, mas grande parte está exposto com a capa à mostra, facilitando o manuseio. Apenas as crianças têm espaço para ler, já que os assentos existentes são pequenos demais para os adultos. O local também recebe atividades como contações de história e oficinas.

 

Livraria Saraiva: R. Treze de Maio, 1.947, 2º piso – Bela Vista – Centro. Telefone: 3171-3050

 

Shoppings

Domingo Divertido Com o objetivo de oferecer uma opção gratuita de lazer ao público infantil, o shopping Metrô Itaquera criou um projeto que ocupa a praça de eventos com atividades todos os domingos, às 14h.


Shopping Metrô Itaquera


Pça. de eventos: Av. José Pinheiro Borges, s/ n° – Itaquera – Leste. Telefone: 6140-3640 Natal com Pinóquio

 

A decoração de Natal e as atividades para as crianças têm o personagem Pinóquio como tema. Até o final do ano, haverá teatro de luz negra com a Turma do Pá Pum, na praça de eventos.

 

Shopping Metrô Boulevard Tatuapé Pça. de eventos: R. Gonçalves Crespo, 78 – Tatuapé – Leste. Telefone: 2225-7000 (Ver todos os endereços) Oficina de Férias

 

Até o fim do ano, o espaço para crianças de quatro a 12 anos promove oficinas para aprender mágicas e a confeccionar brinquedos. Há também um camarim para pintura de rosto.

 

Shopping Center Norte Pça. central: Trav. Casalbuono, 120 – Vila Guilherme – Norte. Telefone: 2224-5959


Shopping Taboão


Para o Natal, há um coreto com uma grande árvore de Natal iluminada e bonecos animados que compõem uma banda de bons velhinhos que cantam, dançam e animam os pequenos. O espaço Criança Mania, dedicado à criançada, abriga casa de bonecas, piscina de bolinhas, basketoy e games.

Shopping Taboão Pça. central: Rod. Régis Bittencourt, km 271,5 – Cidade Intercap – Taboão da Serra. Telefone: 2699-4000 (Ver todos os endereços) Turma da Mônica Jovem

Os personagens de Mauricio de Sousa, em versão adolescente, vão apresentar um musical e tirar fotos com as crianças.

Shopping Metrô Tatuapé Pça de eventos: R. Domingos Agostim, 91 – Cidade Mãe do Céu – Leste. Telefone: 2092-9444 (Ver todos os endereços) Incluir no Meu Guia

 

Teatro Infantil

Chapeuzinho Vermelho


Duas palhaças descobrem um armário repleto de chapéus e decidem encenar a história de Chapeuzinho Vermelho. Cada chapéu que elas colocam representa um personagem da história. Indicação do Guia: a partir de 3 anos.

Sesc Vila Mariana Pça. de eventos: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana – Sul. Telefone: 5080-3000

 

A bordo de uma nave, viajantes procuram um lugar ideal para ficar, mas são forçados a parar a viagem por conta de um acidente –e experimentam viver em um lugar diferente.

 

Poupatempo Sé: Pça. da Sé, s/nº – Sé – Centro. Telefone: 3111-7000 Karina e a Comida do Brasil

 

A preparação de um banquete é o mote para os atores falarem sobre tolerância, respeito às etnias e companheirismo.

Novotel Jaraguá Teatro: R. Martins Fontes, 71 – – Centro. Telefone: 2802-7075 Minha Vida de Brinquedo

 

O cenário interativo Casa de Brinquedo é composto por um Papai Noel e uma rena. O velhinho interage com os brinquedos, que escolhem a qual criança querem pertencer.


Shopping Jardim Sul


Piso 2: Av. Giovanni Gronchi, 5.819 – Vila Andrade – Sul. Telefone: 3779-3900 O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Dezesseis atores da EAD (Escola de Arte Dramática, da USP) narram a história do amor impossível entre um gato malhado e uma andorinha.

Teatro Laboratório ECA: Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 215 – Butantã – Oeste. Telefone: 3091-4376

Fonte: Guia da Folha

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=