NBA: Técnico do Clippers derrotou o racismo

Marcos Peres

O Los Angeles Clippers estréia nessa segunda-feira na semifinal da Conferência Oeste da NBA contra o Oklahoma City Thunder, depois de uma extenuante e emocional batalha de sete jogos contra o Golden State Warriors nas quartas-de-final. Se a semana mais turbulenta da história do time terminou vitoriosa, foi por mérito do técnico Doc Rivers. Um treinador negro, assim como mais de 80% dos seus jogadores, que se viu obrigado a lidar com os comentários racistas do próprio chefe, o proprietário da equipe, e todo o escândalo que tomou conta dos Estados Unidos depois que eles se tornaram públicos.

Todos queriam ouvir o que Doc Rivers, campeão da NBA em 2008, teria a dizer. O treinador de 52 anos poderia ter se reservado o direito de esperar pelas investigações da NBA antes de se manifestar. Porém, tomou frente da situação no mesmo dia em que a explosiva gravação telefônica foi publicada na internet. “É um comentário pertubador”, afirmou Rivers em uma sessão de treinamentos do Clippers. “Mas temos que estar acima dele nesse momento”. Momento em que o time jogaria a quarta partida da série melhor de sete. Jogo que o Clippers viria a perder naquele final de semana.

A partir daquele momento, o fracasso do time nos playoffs já não seria culpa dele. Porém, Rivers optou claramente pelo sucesso. O profissionalismo, a inteligência emocional prevaleceram sobre as reações emocionais. Enquanto o astro Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, dizia “eu não poderia jogar para ele (Donald Sterling, dono do Clippers)”, Doc Rivers cuidava de botar a cabeça de seus principais jogadores, como o armador Chris Paul, no lugar.

O treinador não só fez uma reunião com os jogadores sobre o assunto, como manteve uma linha de comunicação aberta com cada um deles, afim de discutir suas preocupações e afinar seus objetivos. “Essa situação não vai nos distrair do grande objetivo de seremos campeões”, dizia Rivers diariamente, das mais diferentes maneiras.

Rivers não aprovou o protesto silencioso de seus jogadores, que vestiram do avesso a camisa de aquecimento do time minutos antes do quarto jogo das quartas-de-final da conferência. Porém, não os recriminou. Em vez disso, deu a seus atletas folgas não planejadas anteriormente, antes dos jogos 5 e 6.

Ao final do jogo sete, o mais emocionante da série contra o Warriors, vencido pelo Clippers por 126 a 121, Doc Rivers finalmente extravasou suas emoções, com socos no ar e cumprimentos a todos os seus jogadores.

“Eu precisava extravasar”, contou o treinador. “Foi uma semana dura. Pareciam dois meses. Eu precisava ser capaz de sorrir, rir, aplaudir e ficar orgulhoso de algo. E estava muito orgulhoso dos meus jogadores”, disse Rivers.

O dono do LA Clippers, Donald Sterling, foi banido da liga para sempre. Ainda não se sabe que impacto esse escândalo ainda pode ter para o futuro do time. Porém, o time de Doc Rivers pode entrar para a história do basquete ao ser campeão da temporada 2013/2014 da NBA.

 

 

 

Fonte: Blog do Marcos Peres

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Proprietário vende time da NBA após novo escândalo de racismo

Bruce Levenson, dono do Atlanta Hawks, fez denúncia contra...

LeBron James critica postura dos Estados Unidos no caso Brittney Griner

No novo episódio do talk show “The Shop: Uninterrupted“,...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...

Nem LeBron James: veja lista de recordes “impossíveis” de bater na NBA

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA (em temporadas regulares) na última terça-feira, ao deixar para trás o lendário Kareem...
-+=