‘Negros fedidos’: Atriz da Globo vai à polícia denunciar ataques racistas

A atriz Erika Januza, da Rede Globo, entrou na Justiça contra pessoas que têm enviado ofensas racistas contra ela por redes sociais e email. A onda de ataques teve início no fim de outubro e, agora, a atriz juntou todas as provas e levou à polícia para que um inquérito seja aberto.

Do BHAZ

Instagram/Reprodução

A global deseja que os responsáveis sejam punidos. Já vinha lendo ofensas nas redes sociais e, de umas três semanas para cá, passei a receber também por email. Já foram uns 20, de remetentes diferentes, mas que, pelo teor, parecem vir da mesma pessoa. Juntei tudo e levei à delegacia”, contou a atriz para o jornal O Globo.

“Fui muito bem atendida pelos policiais e também estou contando com a ajuda de um advogado, que irá acompanhar o processo para mim. Meu desejo é encontrar os responsáveis e mostrar que eles que não podem se esconder atrás de nomes falsos na internet”, desabafou.

Januza já sofreu com o preconceito algumas vezes, um internauta se referiu a ela como “negros fedidos”, em um post do ator Caio Paduan, com quem fez par romântico na novela “O Outro Lado do Paraíso”.

De acordo com a atriz, o ator também levou o caso à polícia, contudo, os ataque continuaram. Januza conta que ficou muito chateada com isso, mas como mulher negra, tem que superar o preconceito todos os dias

Ela disse que o ator também levou o caso à polícia, mas os ataques continuaram. Erika declarou que se entristeceu com isso, porém enquanto mulher negra supera o preconceito todos os dias.

“Esse tipo de comportamento das pessoas sempre me revolta muito. O desejo de ação é sempre maior em mim que o de tristeza. Vontade de fazer alguma coisa para resolver, vontade de falar, desabafar. Mostrar às outras pessoas que dizem que racismo não existe e que é ‘mimimi’ que ele existe, sim. Acontece todos os dias”, disse a atriz ao site Gshow na última quarta-feira (20).

Erika Januza espera que a repercussão ajude na causa. “Acho que falar e mostrar que fiz a denúncia ajuda os outros a enxergarem que é possível. Muita gente acha que é mais fácil para os famosos. Mas o crime é o mesmo para todos. A delegacia está aberta a qualquer cidadão. Peço que as pessoas tenham coragem e denunciem. Quem tem que temer é aquele que comete o crime”, contou ao jornal O Globo.

+ sobre o tema

Polícia notifica jovens em shopping por reconhecer o ‘naipe’

por Gisele Brito, São Paulo – O grupo com oito rapazes...

PM flagrado dando cascudo em suspeito será punido, diz comandante

Durante operação no Jacarezinho, Globocop mostrou agressão a homem...

Goodyear e Titan Pneus indenizarão a empregado alvo de ofensas racistas, mais de R$ 95 mil

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou...

Estudo aponta que 60% dos negros já foram vítimas de racismo no trabalho

O A VOZ DA CIDADE conversou com a vice-prefeita...

para lembrar

PM mata jovem de 14 anos e cria clima de terror no Grajaú

Policiais colocaram o corpo na ambulância já com uma...

ONU diz que ação contra imigrantes na Itália é preocupante

ROMA - Representantes de direitos humanos da Organização das...

Deputados protocolam processo contra Bolsonaro por suposto racismo

Deputados protocolaram, na noite desta terça-feira, dia 29,...

Inglês não poderá frequentar estádios durante 3 anos por racismo

Um torcedor inglês foi condenado nesta quarta-feira a...
spot_imgspot_img

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....
-+=