De acordo com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), subordinado à Secretaria da Segurança do Rio, das 644 pessoas mortas em confrontos com a polícia no Estado do Rio em 2015, 497 (77,2%) eram negras ou pardas; no ano passado, o Rio registrou uma taxa de 25,4 mil homicídios por 100 mil habitantes –mais do que o dobro de São Paulo
No Brasil 247
De acordo com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), subordinado à Secretaria da Segurança do Rio, das 644 pessoas mortas em confrontos com a polícia no Estado do Rio em 2015, 497 (77,2%) eram negras ou pardas.
As estatísticas dos índices de criminalidade passaram a ser divulgadas pelo governo. Também será possível obter informações sobre as vítimas da chamada letalidade violenta, classificação para os homicídios, autos de resistência (mortes em confronto com policial), lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte).
No ano passado, o Rio registrou uma taxa de 25,4 mil homicídios por 100 mil habitantes –mais do que o dobro de São Paulo (leia aqui na reportagem de Marco Antônio Martins).