Nigéria exorta CNT a cessar massacre de cidadãos da África

Lagos, Nigéria – A Nigéria exortou as autoridades de transição na Líbia a cessar o massacre dos cidadãos sub-sarianos, na sequência de informações chocantes de que estes últimos são visados pelos combatantes do Conselho Nacional de Transição (CNT) que os detêm, torturam e matam.

Num comunicado divulgado quinta-feira na capital, Abuja, o Ministério dos Negócios Estrangeiros qualificou de “preocupante” o rumo reservado aos Africanos Subsaharianos, que são principalmente trabalhadores imigrados.

A Nigéria faz parte dos primeiros países africanos a reconhecer o CNT, o que não impediu os rebeldes de visar os Nigerianos e os outros cidadãos da África negra.

Reiterando o seu apoio aos rebeldes, a Nigéria convidou os dirigentes a controlar os excessos das suas tropas.

Informações revelam assassinatos, violações e extorsões de dinheiro de que são vítimas Africanos sem defesa refugiados em campos, bem como os que estão detidos.

“Esta situação é contrária ao desejo exprimido pelo Conselho Nacional de Transição, pela União Africana e pelas Nações Unidas para o restabelecimento da democracia e da boa governação na Líbia”, sublinha o comunicado.

O Governo nigeriano considera que estas execuções extrajudiciais contrariam o apelo da Nigéria aos dirigentes do CNT a ser magnânimos na vitória.

« Ao confirmar que as preocupações do Governo nigeriano sobre estes desenvolvimentos na Líbia foram reveladas urgentemente aos representantes do CNT, o Governo aproveita novamente esta ocasião para apelar aos dirigentes do CNT a tomar imediatamente medidas para controlar os excessos destes elementos sem escrúpulos na Líbia, para restabelecer uma verdadeira democracia e uma verdadeira reconciliação », sublinha o comunicado.

Além disso, a Nigéria explica porque reconheceu rapidamente o CNT, indicando que o interesse nacional, incluindo a segurança dos seus cidadãos que vivem na Líbia, tinha motivado a sua decisão.

« Antes de tomar a decisão de reconhecer o CNT, tomamos vários elementos em consideração. Identificamo-nos com o povo líbio que luta pela democracia e e luta pela boa governação é em todo o mundo », declarou o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Olugbenga Ashiru.

O Governo nigeriano foi criticado por se ter apressado a reconhecer os rebeldes líbios, sobretudo porque a UA ainda não o fez.

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=