No dia da Mulher Negra, queremos projetos que ponham a vida em 1º lugar

Enviado por / FontePor Aniella Franco, de Ecoa

Neste dia da mulher negra latino americana e caribenha, aproveito o espaço da minha coluna para divulgar um encontro que estamos sonhando há tempos e que hoje podemos falar. Nesta semana, iremos inaugurar um monumento em homenagem a minha irmã, Marielle, que já falei aqui em minha coluna. Já na próxima semana, temos um encontro nacional que promete mover as estruturas desse período pré-eleitoral.

No dia em que comemoramos os 30 anos do Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, relembrar meus passos por países latino-americanos me faz reconectar com aquilo que eu só ouvi falar a partir de minhas mais velhas. Na semana que marca o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que ocorreu em 1992 na República Dominicana, também saúdo minhas ancestrais brasileiras, como Tereza de Benguela, que dá o nome da data no calendário de nosso Brasil e que foi uma importante liderança quilombola no século XVIII.

O projeto Estamos Prontas, iniciativa de incidência política do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND), irá realizar o primeiro Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política.

O evento reunirá lideranças políticas de todas as unidades federativas do Brasil participantes do projeto, além de intelectuais, artistas e nomes influentes na política institucional da América Latina.

A vice-presidente da Colômbia recém-eleita, Francia Marquez, irá participar do evento de forma online. Além dela, estão previstas a participação das deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL), Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, além de dirigentes estaduais e nacionais dos partidos que apoiam a chapa de Lula-Alckmin.

No encontro, que acontece dia 05 de agosto, no Rio de Janeiro, as pré-candidaturas dos 27 estados lançam uma carta compromisso com eixos programáticos para o Executivo Federal em 2023, no intuito de cobrar o comprometimento de Lula, pré-candidato à presidência, com políticas de justiça social, racial e de gênero. Dirigentes dos partidos que constroem a coalizão Lula 2022 foram convidados, assim como o próprio Lula, mas ele ainda não confirmou sua presença.

O evento marca o encerramento da primeira etapa do nosso projeto, o Estamos Prontas, onde 27 lideranças negras, uma de cada estado do país, participam de uma jornada formativa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo eleitoral de 2022.

A formação acontece desde abril, e aborda temas como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial. O projeto conta ainda com uma equipe de estrategistas regionais que, por meio de mobilização e articulação política nos respectivos territórios, estão impulsionando as pré-candidaturas.

A expectativa desse grande evento é de que sejamos capazes de congregar diferentes atrizes e atores políticos em torno de um novo projeto de futuro, liderado por mulheres negras. Temos prioridades que precisam ser reconhecidas e incorporadas às agendas de todas as esferas do poder. O Brasil tem solução e as mulheres negras são parte fundamental desse processo.

É simbólico que esse encontro de mulheres negras ocorra na cidade que elegeu Marielle Franco. Será a partir das mãos das mulheres negras brasileiras que conseguiremos reconstruir nosso país e dar uma resposta aos recentes ataques à nossa democracia e ao nosso sistema eleitoral. Acreditamos na construção de um futuro de dignidade e felicidade para todos e é essa proposta que nossas lideranças pretendem apresentar no próximo dia 5 de agosto.

Serviço

Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política
Data: 05 de Agosto de 2022, a partir das 15h
Mais informações: www.estamosprontas.org | www.instagram.com/estamosprontas | www.instagram.com/institutomariellefranco/ | www.instagram.com/mulheresnegrasdecidem |
Entrada gratuita mediante inscrição prévia.

+ sobre o tema

Como a vivência cotidiana do racismo pode se converter em traumas

Além de desigualdades materiais, o racismo produz marcas psicológicas...

Mãe Stella lança canal no YouTube

Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, imortal da Academia...

Professora Vanda Machado receberá Medalha Anísio Teixeira

Os membros da Comissão de Educação, Esporte e Lazer,...

“Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo?

Infeliz é a cidade que tem por Secretário de...

para lembrar

Definida a programação para o Dia Municipal da Mulher Negra, em Campos

A programação do Dia Municipal da Mulher Negra, da...

As origens do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha

A população negra corresponde a mais da metade dos...

ONU lembra lutas antirracistas e feministas no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Esse encontro ficou marcado na história e foi reconhecido...

Mulheres e parteiras: saberes e cuidados num quilombo da Amazônia

Falar de gravidez e do ato de parir uma...
spot_imgspot_img

Como se combate o racismo no mundo? Evento de Geledés responde 

O evento “Estratégias de Combate ao Racismo Global” promovido nesta quarta-feira 31, em Nova York, por Geledés-Instituto da Mulher Negra, como um encontro paralelo...

Após discurso histórico, Anielle Franco é aplaudida de pé em Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da ONU

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, discursou nesta terça-feira (30), durante cerimônia de abertura do II Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da Organização...

Brasil e Espanha assinam acordo histórico para combate ao racismo e à xenofobia

O combate ao racismo, à xenofobia e formas correlatas de discriminação é um compromisso bilateral firmado pelo Brasil e pela Espanha nesta terça-feira (9)....
-+=