No ‘Diversidade em ciência’ (rádio USP) Rosângela Malachias fala sobre mídia e etnia

[A entrevista vai ao ar na segunda-feira, dia 26 de fevereiro, às 13 horas com reapresentações na terça-feira, dia 27, às duas horas da manhã e no sábado, dia 3, às 14 horas, na Rádio USP]

 

Por Ricardo Alexino Ferreira para o Portal Geledés 

Arquivo pessoal da entrevistada

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e pesquisadora Rosângela Malachias, que irá falar sobre mídia e etnia.

Rosângela Malachias é professora adjunta da Faculdade de Educação, da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-doutorado realizado na Cátedra Unesco, na Universidade Metodista de São Paulo, linha Comunicação Cidadã nos espaços situados em regiões midiáticas.

Atualmente, Malachias desenvolve também a pesquisa “Escravidão Negra no Brasil: representações midiáticas, racismos e resistências transculturais”, na UERJ. Em seu doutorado, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisou “Os sonhos podem acontecer, teorias e práticas à ampliação do discurso preventivo ao abuso de drogas com a inclusão de jovens negros e mulheres”.

Malachias foi pesquisadora da Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program, na University of Maryland, nos Estados Unidos. É também pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (Neinb-USP) e do Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA-USP (NCE). Também é docente dos cursos do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações nas terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da USP, Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...
-+=