No ‘Diversidade em ciência’ (rádio USP) Rosângela Malachias fala sobre mídia e etnia

[A entrevista vai ao ar na segunda-feira, dia 26 de fevereiro, às 13 horas com reapresentações na terça-feira, dia 27, às duas horas da manhã e no sábado, dia 3, às 14 horas, na Rádio USP]

 

Por Ricardo Alexino Ferreira para o Portal Geledés 

Arquivo pessoal da entrevistada

No ‘Diversidade em Ciência’, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a jornalista e pesquisadora Rosângela Malachias, que irá falar sobre mídia e etnia.

Rosângela Malachias é professora adjunta da Faculdade de Educação, da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-doutorado realizado na Cátedra Unesco, na Universidade Metodista de São Paulo, linha Comunicação Cidadã nos espaços situados em regiões midiáticas.

Atualmente, Malachias desenvolve também a pesquisa “Escravidão Negra no Brasil: representações midiáticas, racismos e resistências transculturais”, na UERJ. Em seu doutorado, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisou “Os sonhos podem acontecer, teorias e práticas à ampliação do discurso preventivo ao abuso de drogas com a inclusão de jovens negros e mulheres”.

Malachias foi pesquisadora da Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program, na University of Maryland, nos Estados Unidos. É também pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (Neinb-USP) e do Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA-USP (NCE). Também é docente dos cursos do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações nas terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da USP, Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

O ‘Diversidade em Ciência’ é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

“Mulheres de má vida”? Mães e filhos no Juízo de Órfãos de Piraí-RJ

A longevidade da negação da infância para crianças negras...

Quilombolas vão à COP28 cobrar justiça climática

Comunidades tradicionais do Brasil estão presentes na COP28, conferência do...

‘O racismo editorial ajuda na manutenção das desigualdades no País’

O ato de contar uma história para pequerruchos é,...

para lembrar

Carta Aberta ao Ziraldo, por Ana Maria Gonçalves

Num extenso e substancial texto a escritora Ana Maria Gonçalves nos...

Banco Mundial: Para além dos campos, racismo é inimigo de milhões na América Latina

Desde bananas lançadas nos jogadores até insultos de seus...

Movimentos convocam a todos para marcha contra o genocídio do povo negro

Por: Deborah Moreira “Esta Marcha é para o irmão cansado...
spot_imgspot_img

Lições de Palmares mantêm relevância hoje, diz historiador

O Quilombo dos Palmares precisa ser entendido como momento fundador dos movimentos de resistência negros no Brasil, defende o historiador Zezito Araújo. O professor...

Batalha de rimas, teatro e palestra na comemoração da “Semana da Consciência Negra”

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP promove nos dias 13 e 14 de novembro, a partir das 9h30, a Semana da...

Por que as empresas mineiras se comprometem pouco com equidade racial?

Em Minas Gerais, apenas duas empresas aderiram ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que estimula a equidade racial por meio da promoção...
-+=