Noite da Seresta abre Semana da Consciência Negra em Corumbá

A Semana da Consciência Negra será aberta nesta sexta-feira (16) com uma Noite da Seresta em Corumbá. O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal e acontece na Praça da Independência, a partir das 20 horas. O espetáculo vai reunir artistas de destaque na região pantaneira.

A programação este ano é bastante intensa e está sendo organizada pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, junto com o Conselho de Desenvolvimento e Defesa da Comunidade Negra (COMDDEN).

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 e lembra a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

Além da Noite da Seresta, a programação terá sequência no sábado (17), com uma “Rua de Cultura e Lazer”, que acontece na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, nº 1877, a partir das 17 horas. No domingo (18), dia de Pôr do Som, a “Banda do Roxo” comandará uma grande festa, com a apresentação do 2º Concurso Beleza Negra Estudantil, às 17 horas.

Na segunda-feira (19) será realizada uma panfletagem na Praça da Independência, a partir das 9 horas. Já no dia 20, está programado o Torneio de Futsal “Zumbi dos Palmares”, na Quadra de Esportes Alameda Vulcano, a partir das 08 horas, e às 19 horas, uma missa afro na Capela Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: Correio de Corumba

+ sobre o tema

Memória da Revolta dos Búzios será objeto de edital

Com o intuito de resgatar e preservar a memória...

Pantera Negra e Black Lightning: a hora e a vez de super-heróis negros

A representatividade está em alta nas séries e nos...

A importância da mulher negra para a formação social brasileira

Buscando desvelar a importância da mulher negra para a...

Afro Baile no Cordão da Bola Preta

Muito Reggae, Hip Hop, Groove, Afrobeat, Funk, Soul e...

para lembrar

O Brasil dos africanos

As principais obras da crítica literária do século 20...

Relatório das Desigualdades Raciais no Brasil 2007-2008

          Organizado pelo economista Marcelo Paixão, o Relatório Anual das...

Multimilionário sul-africano doa metade da fortuna à caridade

Não se sabe qual o valor exacto da doação...
spot_imgspot_img

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...
-+=