Manaus celebra o Dia da Consciência Negra com música e teatro

Manaus – O Dia da Consciência Negra, comemorado na terça-feira (20), terá programação especial. Para isso, a Associação de Mestres e Brincantes de Cultura Popular e do Grupo Matumbé Capoeira, realizam a 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas. Com o tema ‘O Umbigo da Liberdade’, o evento tem como objetivo divulgar a cultura afrodescendente do Amazonas.

Programação

Haverá música, danças, poesias e teatro. O Teatro de Rua apresentará a peça ‘A árvore dos mamulengos’. As atividades contam ainda com a participação do Grupo Maracatu Eco da Sapopema, juntamente com o Boi Teimosinho (Maués), o Grupo Matumbé Capoeira, o Grupo de Samba de Roda e o Tambor de Crioula Mestre Castro, que abrilhantarão a festa. O evento terá uma estrutura com formato de feira, além de outros espaços que terão atividades paralelas.

Mesa Redonda

Outro evento que promoverá a discussão em torno da cultura negra será a 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas, agendada para hoje (16). Será abordada a presença negra nos altos escalões da sociedade, dando destaque nas barreiras e superações.

“A mostra pretende dialogar com as várias demandas culturais, com ênfase na participação negra da cultura do Amazonas – que não teriam voz em outros espaços que não fossem esses, por isso a importância do evento.

Desse modo, eles têm a oportunidade de quebrarem as barreiras do senso comum diante da ignorância derivada do preconceito. Temos que ter em mente que raça, em termos biológicos, não existe, entretanto o racismo está na nossa cabeça em termos antropológicos”, salienta Cristian Pio Ávila, antropólogo e assessor de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura.

Na ocasião, o evento trará como convidados o Dr. Emmanuel de Almeida Farias Júnior, antropólogo e pesquisador da Nova Cartografia Social da Amazônia, o Dr. Adalberto Carim Antônio, Juiz Titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias do Amazonas, o Dr. Sabino da Silva Marques, Desembargador TJAM e do Dr. Márcio Meirelles de Miranda, secretario de Justiça e Direitos Humanos que tratarão sobre a temática.

“O intuito desses eventos é realmente dá visibilidade às manifestações populares do Amazonas – a essa herança cultural afrodescendente. Porque podemos notar que há pouca menção sobre os africanos no nosso Estado. Os registros, livros ou outros tipos de documentos são poucos e essa é uma das maneiras que temos de expor, de forma positiva, essa cultura que sempre foi muito grande na região”, comentou Cristian Pio Ávila, antropólogo e assessor de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura.

Edições Anteriores

A 1ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas aconteceu em 2010, no Largo Mestre Chico, em virtude ao Dia do Folclore. Já a 2ª Edição da Mostra foi em 2011, no Teatro Amazonas, comemorando, também, o Dia do Folclore.

SERVIÇO
O quê: 3ª Edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas – ‘O Umbigo da Liberdade’
Quando: 20 de novembro, terça-feira
Onde: Largo São Sebastião, Centro
Horário: 16h

O quê: Mesa Redonda – ‘A presença negra nos altos escalões da sociedade, barreiras e superações’
Quando: hoje (16) sexta-feira
Onde: Palácio da Justiça
Horário: 19h

Fonte: D24AM

+ sobre o tema

“Pentes” volta ao cartaz e põe em cena a identidade da mulher negra

"Pentes" volta ao cartaz e põe em cena a...

Senegalês pode ser o 1º negro do Parlamento alemão

HALLE, Alemanha - Quando Karamba Diaby chegou à Alemanha...

Vacina contra meningite sem refrigeração é testada com sucesso na África

Por: Amanda Lourenço   Um dos maiores desafios na...

Ferraz de Vasconcelos: Mês da Consciência Negra 2018

Ferraz de Vasconcelos: Mês da Consciência Negra 2018 Divulgação Enviado para...

para lembrar

Vítima de racismo, Maria Gal, atriz de “Poliana” cria produtora para artistas negros

Sucesso na novela "As Aventuras de Poliana", Maria Gal...

Portugal reconheceu injustiça da escravatura quando a aboliu em 1761, diz Marcelo

Na ilha de Gorée, Marcelo Rebelo de Sousa disse...

Celebra a Nigéria 50 aniversário de sua independência

Abuja, 1 out (Prensa Latina) Nigéria celebra hoje...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=