Vacina contra meningite sem refrigeração é testada com sucesso na África

Por: Amanda Lourenço

 

Um dos maiores desafios na luta contra as epidemias em países tropicais é o transporte de vacinas, que precisam ser mantidas em baixas temperaturas. Mas o sucesso de uma campanha de vacinação contra a meningite A no país africano do Benim, com lotes que não foram refrigerados, pode abrir precedentes significativos na logística da prevenção de doenças em países em desenvolvimento.

A campanha piloto, uma parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a ONG internacional sem fins lucrativos PATH, aplicou a vacina MenAfriVac em cerca de 150 mil pessoas entre 1 e 29 anos em novembro de 2012. O produto foi mantido em temperatura ambiente por um prazo de até quatro dias, sem ultrapassar os 40°C, nem ser exposto diretamente à luz solar.

O estudo final, publicado na revista científica Vaccine, concluiu que não houve nenhum caso da doença entre a população vacinada, provando a eficácia da campanha. Os custos também caem pela metade, já que grande parte dos caros materiais de refrigeração se tornam dispensáveis. Cada vacina passa a custar US$ 0,12, ao invés de US$ 0,24.

“As vacinas são produtos geralmente sensíveis ao calor, por isso se convencionou em todos os países a manter vacinas entre 2 e 8 graus, o que chamamos de ‘cadeia de frio’. Manter o frio é um desafio em alguns lugares. A inovação desta experiência está em dispensar essa cadeia de frio e poder levar as vacinas para os locais de mais difícil acesso. Será um passo enorme para a vacinação se progressivamente pudermos diminuir a dependência em relação ao frio”, explica Olivier Ronveaux, epidemiologista da Organização Mundial de Saúde.

A meningite do tipo A é um grave problema no continente africano. Apenas entre 1996 e 1997 cerca de 25 mil africanos morreram da doença. Nos anos seguintes as vacinações foram reforçadas e os casos diminuiram, mas 20 milhões de crianças continuam esperando imunização. No Brasil, a meningite A não é uma ameaça, mas os resultados obtidos nesta pesquisa podem beneficiar outras vacinas.

“A MenAfriVac é uma vacina contra meningite A usada para controlar epidemias na África, mas queremos que esse método se extenda a outras vacinas. No momento estamos estudando aquelas contra a cólera e a febre amarela, da qual o Brasil é um dos produtores”, afirma o Dr. Ronveaux.

O médico infectologista Newton Bellesi, diretor da Clínica de Medicina Preventiva do Pará, trabalhou com vacinação em comunidades da Amazônia e afirma que a não-refrigeração das vacinas faria muita diferença de ordem prática: “Nós dávamos apoio ao Programa Nacional de Imunizações levando as vacinas para as regiões de mais difícil acesso. A vacinação tinha que ser executada imediatamente após nossa chegada, porque a quantidade de gelo não permitia espera. Com certeza facilitaria muito se as vacinas não precisam de refrigeração. Mais pessoas poderiam ser beneficiadas”, afirma Bellesi.

Fonte: RFI

+ sobre o tema

Bloco Rolezinho das Crioulas ocupa Vila Madalena

Em sua terceira edição, bloco leva cultura negra para...

“Hay una crisis de identidad en las ONG”

Andrés Thompson, fundador de la Sociedad Internacional de Investigación...

Rebeldes do Congo cometeram abusos generalizados, diz entidade

Por Jonny Hogg   KINSHASA, 10 Set (Reuters)...

para lembrar

Seleção brasileira enfrenta Alemanha de Cacau em amistoso

Após a eliminação na Copa América, técnico Mano Menezes...

Globo de Ouro 2023: Zendaya vence pela primeira vez

Na 80ª edição do Globo de Ouro, Zendaya foi indicada...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=