Rebeldes do Congo cometeram abusos generalizados, diz entidade

Por Jonny Hogg

 

KINSHASA, 10 Set (Reuters) – Rebeldes no leste da República Democrática do Congo, que estariam recebendo ajuda da vizinha Ruanda, cometeram crimes de guerra generalizados, incluindo dezenas de assassinatos e estupros, disse a Human Rights Watch em um relatório divulgado na terça-feira (horário local).

A região montanhosa no leste do Congo –aterrorizada por grupos armados há quase duas décadas– foi palco de seis meses de confrontos sangrentos depois que soldados desertaram do Exército, desencadeando um conflito que forçou pelo menos 220 mil pessoas a deixarem as suas casas.

Especialistas da ONU dizem que autoridades de Ruanda deram apoio logístico e tropas para o levante, conhecido como M23, embora o governo ruandês negue com veemência essas acusações.

As alegações de violações generalizadas dos direitos humanos por parte do M23 surgem num momento em que os esforços para encontrar uma solução para a crise parecem estar estancados, tendo a direção da força de paz da ONU afirmado que o envio de uma força neutra para enfrentar os rebeldes continua sendo “apenas um conceito”.

A Human Rights Watch (HRW) disse em um comunicado na terça-feira que pelo menos 33 dos combatentes próprios do M23 tinham sido executados por tentar desertar e 15 civis também haviam sido mortos deliberadamente desde junho em território controlado pelos insurgentes.

“Os rebeldes do M23 estão cometendo uma série horrível de novas atrocidades no leste do Congo, disse a pesquisadora sênior de África Anneke van Woudenberg, da HRW.

A entidade afirmou ter fundamentado sua pesquisa em quase 200 entrevistas e ter obtido evidências de que pelo menos 46 mulheres e meninas tinham sido estupradas.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

STF deve julgar ação contra quilombolas nesta quarta-feira

Matéria é o primeiro item da pauta da sessão...

Kamasi Washington cria o clássico do jazz para a geração atual

O saxofonista e compositor de jazz Kamasi Washington, prodígio dos...

Se não me vejo não compro: 12 Filmes Black e Românticos no Netflix

Bateu aquela vontade de assistir um 'filminho' romântico pra...

AQUIRAZ: I Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal Virtual das Artes -   Celebrando...

para lembrar

Anderson Rodrigues

Anderson de Oliveira Rodrigues ,21/05/1974, Belo Horizonte (MG), Clube:...

Advogados africanos em estágio no Brasil iniciam hoje programação no DF

Fonte: Investidura Portal Jurídico - Brasília, 16/11/2009 - Os...

No Brasil, Jon Jones desfila como modelo, curte baile funk e se assusta com torcida

Jon Jones, campeão meio-pesado do UFC, desfilou pela grife...

Finalistas do 1º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento anuncia finalistas

Após mais de 150 inscrições vindas de todo o...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=