Rebeldes do Congo cometeram abusos generalizados, diz entidade

Por Jonny Hogg

 

KINSHASA, 10 Set (Reuters) – Rebeldes no leste da República Democrática do Congo, que estariam recebendo ajuda da vizinha Ruanda, cometeram crimes de guerra generalizados, incluindo dezenas de assassinatos e estupros, disse a Human Rights Watch em um relatório divulgado na terça-feira (horário local).

A região montanhosa no leste do Congo –aterrorizada por grupos armados há quase duas décadas– foi palco de seis meses de confrontos sangrentos depois que soldados desertaram do Exército, desencadeando um conflito que forçou pelo menos 220 mil pessoas a deixarem as suas casas.

Especialistas da ONU dizem que autoridades de Ruanda deram apoio logístico e tropas para o levante, conhecido como M23, embora o governo ruandês negue com veemência essas acusações.

As alegações de violações generalizadas dos direitos humanos por parte do M23 surgem num momento em que os esforços para encontrar uma solução para a crise parecem estar estancados, tendo a direção da força de paz da ONU afirmado que o envio de uma força neutra para enfrentar os rebeldes continua sendo “apenas um conceito”.

A Human Rights Watch (HRW) disse em um comunicado na terça-feira que pelo menos 33 dos combatentes próprios do M23 tinham sido executados por tentar desertar e 15 civis também haviam sido mortos deliberadamente desde junho em território controlado pelos insurgentes.

“Os rebeldes do M23 estão cometendo uma série horrível de novas atrocidades no leste do Congo, disse a pesquisadora sênior de África Anneke van Woudenberg, da HRW.

A entidade afirmou ter fundamentado sua pesquisa em quase 200 entrevistas e ter obtido evidências de que pelo menos 46 mulheres e meninas tinham sido estupradas.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Filha de Mano Brown expõe racismo: “Ninguém passa a mão no seu cabelo”.

Nas úlitmas semana, o caso de racismo envolvendo Titi,...

Los Garífunas: mitad afro, mitad amerindios

 Origem: Stanfod.edu Los garífunas son reconocidos por su...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

Cineasta e roteirista Joel Zito Araújo fala na ABL sobre ‘O negro no cinema brasileiro’

O Cineasta, roteirista e produtor Joel Zito Araújo faz na Academia...

para lembrar

Pixar lança novo trailer de ‘Soul’; assista

O teaser de um minuto mostra um dia típico...

Jennifer Hudson desenhou o vestido

Jennifer Hudson disse que desenhou o seu próprio vestido...
spot_imgspot_img

Halloween ou Saci? Entenda como celebração chegou ao Brasil e qual a relação com o folclore

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado nesta quinta-feira (31). Mas você sabia que este também é o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro? Para Fábio...

Quatro livros para entender o pensamento revolucionário de Carlos Marighella

Ao longo da trajetória que levou Carlos Marighella a virar símbolo na luta por direitos sociais e políticos no Brasil, um dos principais nomes no combate...

‘Celebração e luta’: Alesp homenageia entidades do movimento negro de SP em sessão solene

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou na noite desta sexta-feira (1º) uma sessão solene para homenagear 55 entidades do movimento negro que promovem a...
-+=