Nordeste lidera criação de vagas formais na era Lula

Ocupações formais nos Estados da região aumentaram 27,4% entre 2001 e 2009


O Nordeste foi a região que apresentou maior crescimento na quantidade de vagas formais entre 2001 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada) divulgado nesta quinta-feira (27).

No período, as ocupações formais nos Estados da região aumentaram 27,4%. No entanto, destaca o Ipea, o Nordeste é a região que apresenta a menor formalização no país, com apenas 30% das vagas encaixadas neste perfil.

Por outro lado, o Sudeste continua na liderança das vagas formalizadas: 53,6% dos empregos da região eram formais em 2009, contra 47% em 2001. Entretanto, o Sudeste apresentou o menor crescimento de vagas formais, com alta de 14%.

O Norte é o segundo do ranking de regiões com o maior crescimento de postos formais, com ampliação de 24,6%. Entre 2004 e 2009, as ocupações formais passaram de 26,5% para 33% entre os empregados da região.

No Centro-Oeste, tanto as ocupações formais como as informais cresceram entre 2001 e 2009, o que, segundo o Ipea, “evidencia uma forte expansão da ocupação nessa região”. O Sul apresentou queda de 2,6% no número absoluto de vagas informais.

Anos de estudo x emprego

O estudo verificou ainda que quanto mais tempo o trabalhador passar nos bancos escolares e da universidade, maior a chance de conquistar um emprego formal. Quase 70% dos empregados formais têm 15 anos ou mais de estudo.

A quantidade de trabalhadores formalizados subiu 9% entre 2001 e 2009, de acordo com o instituto. O nível de crescimento é o mesmo entre aqueles que têm até três anos de salas de aula. No entanto, pouco mais de 20% destes trabalhadores fazem parte do mercado de trabalho formal.

O trabalho formal cresceu em todas as faixas de estudo entre 2001 e 2009, com exceção dos trabalhadores que têm entre oito e dez anos de escolaridade, em que o nível de formalização caiu de 44,6% para 41,6%. Apesar disso, o Ipea ressalta, que, no geral, os brasileiros precisam completar o antigo segundo grau.

– Percebe-se que o processo de formalização do mercado de trabalho atingiu mais fortemente aqueles com pelo menos o ensino médio completo. Entre aqueles com pelo menos ensino médio completo, o aumento do número absoluto de postos de trabalho formalizados foi mais de 90%.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Gabriel Tchiema no Festival Internacional de Jazz de Cape Town

O proclamado Festival Internacional de Jazz de Cape Town...

Primeira edição do ZAP! SLAM 2021 acontece dia 20 de maio

Em 2021, o ZAP! SLAM acontece com eventos on-line...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...

para lembrar

Ministério da Cultura lança edital de apoio à produção audiovisual afro-brasileira

A ministra da Cultura interina, Ana Cristina Wanzeler, lançou,...

Rua em bairro valorizado de Porto Alegre vai virar quilombo

Governo federal desapropriará terreno e beneficiará 67 famílias ...

Dona Ivone Lara no Orun

A cantora Dona Ivone Lara morreu na noite desta...

Cooperifa realiza 7ª edição da Mostra Cultural a partir deste sábado (11)

Na próxima semana, inúmeras manifestações artísticas e culturais movimentarão...
spot_imgspot_img

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...
-+=