Nordeste quer participação em recursos do pré-sal

Fonte: Lista de Discriminação Racial –

 

A bancada do Nordeste da Câmara vai apresentar emendas aos quatro projetos de lei enviados pelo governo ao Congresso que tratam das regras para a exploração do petróleo na camada do pré-sal. O objetivo é direcionar os recursos resultantes da exploração da reserva para as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), caso do Nordeste e do Norte.

A bancada se reuniu nesta quarta-feira (9) para discutir os quatro projetos e como as decisões da exploração do petróleo nesta área vão afetar a região e a maior preocupação dos parlamentares é evitar a diluição no Orçamento geral da União dos recursos obtidos pelo governo com a exploração do petróleo. Foi consenso nos debates a procedência dos projetos enviados pelo governo, mas os deputados nordestinos querem “carimbar” as verbas que serão destinadas a investimentos em educação, ciência e tecnologia e combate à pobreza, como está previsto no projeto de criação do fundo social, mas concentrados em áreas mais pobres do País.

O coordenador da bancada do Nordeste, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) ressaltou que, além de reconhecer a descoberta do pré-sal como patrimônio brasileiro, é fundamental que se apliquem as riquezas nas regiões que mais precisam.”Se tudo fica concentrado no Sudeste, distorcemos a compreensão do que é o nosso País e qualquer tentativa de enfrentar as dificuldades e desigualdades sociais são nulas”, sustentou o parlamentar.

O deputado Luiz Alberto (PT-BA) criticou a posição dos estados do Sudeste que querem a maior parte dos recursos. “Nossa bancada é contrária à ideia de canalizar todos os recursos na região de exploração. O Nordeste não pode ficar para trás, pois participa expressivamente no PIB. Investir no Nordeste com as riquezas do pré-sal é uma alternativa de mudar as desigualdades históricas que a região carrega”, defendeu o deputado, ex-funcionário da Petrobrás.

Participaram dos debates parlamentares representantes dos estados nordestinos e o consultor legislativo da Câmara, Paulo César Ribeiro, que detalhou como funcionará a exploração do pré-sal com as novas regras em discussão no Legislativo.

Fonte: Agência Informes

+ sobre o tema

Lemonade, da Beyoncé, chega às plataformas de streaming três anos após lançamento

O disco que era exclusivo da plataforma Tidal estará...

O soft em Racismo no Brasil e afetos correlatos

Literatura - A recusa ao debate público sobre fraturas sociais...

Se é pra “ shippar” alguém, eu fico com Rick e Michonne!

Ainda falando sobre ''The walking dead", preciso compartilhar minha...

Buenaventura vive la más dura epidemia de las desapariciones

  La presencia de las autoridades no ha...

para lembrar

Fundação Palmares lança livro sobre circuito editorial negro

Obra vai orientar, a partir de diretrizes, objetivos e...

Elizeth Moreira Cardoso

Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro, 16 de julho de...

Filme da mineira Elizabeth Martins retrata Elza Soares como símbolo do Brasil

“Bebete, quero que você veja do que sou capaz”....

Ellen Oléria e KL Jay se apresentam em festival de arte e cultura negra do Sesc

O feriado de Corpus Christi chega com uma programação...
spot_imgspot_img
-+=