Nos pênaltis, Senegal vence o Egito e conquista título inédito da Copa Africana de Nações

Enviado por / FonteDo ge

Depois de perder pênalti no começo da decisão, atacante do Liverpool converte a última cobrança, garante título continental para o Senegal e é eleito o melhor jogador da competição

De vilão a herói. O atacante Sadio Mané foi o personagem principal na dramática conquista do Senegal da inédita Copa Africana de Nações. No tempo normal, ele desperdiçou o pênalti que poderia dar o título ao Senegal, mas conseguiu se redimir na última cobrança. Mané foi o autor do gol da vitória, nos pênaltis, dos senegaleses diante do Egito, por 4 a 2, no estádio Olembe, em Yaoundé, Camarões. No tempo normal e na prorrogação, os times empataram sem gols.

Com uma campanha invicta, o Senegal conquistou, pela primeira vez, o título da competição. O time venceu cinco partidas, sendo a final nos pênaltis, e empatou duas. Já o Egito chegou na final sem o mesmo brilho. Maior vencedor da história da competição, o Egito quase ganhou o troféu sem vencer nenhuma partida no tempo normal no mata-mata _foi para a prorrogação nas quatro partidas eliminatórias e precisou de pênaltis para vencer a Costa do Marfim nas oitavas de final e Camarões nas semifinais.

Sadio Mané observa o troféu da Copa Africana de Nações durante a premiação (Foto: AFP)

Além do gol do título marcado por Mané, que também foi eleito o melhor jogador da competição, o Senegal contou com uma bela atuação do goleiro Mendy, do Chelsea. Eleito o melhor do mundo pela Fifa no ano passado, ele defendeu uma cobrança na disputa de pênaltis e parou o ataque do Egito no tempo normal e na prorrogação.

Eleito melhor goleiro da competição, Mendy comemora o título (Foto: AFP)

O jogador do Chelsea ficou também com o troféu do melhor goleiro do torneio. Uma virada na carreira do atleta de 29 anos, que quase abandonou o futebol em 2015, quando se registrou como desempregado numa agência na França. Na época, ele defendia clubes de divisões inferiores do futebol francês.

Sadio Mané abraça o amigo Salah após Senegal vencer o Egito na final da Copa Africana de Nações (Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

A final deste domingo também serviu como prévia do duelo de março, quando as duas seleções vão decidir uma vaga na Copa do Mundo do Catar de 2022. Os confrontos serão em jogos de ida e volta.

Em 2019, o time de Sadio Mané chegou perto do título, mas foi superado na final pela Argélia. A conquista do torneio também coloca em evidência o trabalho do ex-jogador Aliou Cissé, que comanda Senegal desde 2015. Expulso na semifinal, o técnico português Carlos Queiroz, do Egito, assistiu a decisão da tribuna do estádio.

Técnico Cissé (de branco) é celebrado pelos atletas (Foto: AFP)

Salah x Mané na decisão

Além da vitória do Egito, a decisão foi marcada pelo duelo particular entre o egípcio Mohammed Salah e o senegalês Sadio Mané. Os dois são companheiros no ataque do Liverpool.

Até a decisão, Mané tinha sido mais decisivo na competição. Ele marcou três gols e deu duas assistências na campanha. Considerando que Senegal marcou nove vezes na Copa Africana, Mané participou de mais da metade dos gols da seleção.

Sadio Mané cobra pênalti com pancada, mas goleiro Gabaski cai para fazer defesa em Egito x Senegal, pela final da Copa Africana (Foto: Ayman Aref/Getty Images)

Na decisão, ele protagonizou o primeiro drama. Logo aos sete minutos, Mané desperdiçou uma cobrança de pênalti defendida por Gabaski, que foi eleito o melhor jogador da partida pela série de defesas que garantiu o empate no tempo normal. Apesar do gol perdido, Senegal continuou melhor, mas não conseguiu abrir o placar.

Com o passar do tempo, o Egito conseguiu equilibrar e Salah começou a aparecer na decisão. Ele fez duas belas jogadas que só pararam nas defesas do goleiro Mendy.

Antes da decisão, Salah foi mais discreto na Copa Africana de Nações. Ele fez dois gols e deu uma assistência. Apesar dos números menos imponentes que o do seu companheiro de Liverpool, o egípcio foi decisivo no duelo das quartas de final, quando os maiores vencedores da história do torneio eliminaram o Marrocos por 2 a 1 – com gol e assistência de seu melhor jogador. Os Faraós marcaram apenas quatro vezes na Copa Africana – em três delas, Salah participou.

No segundo tempo, as duas defesas se destacaram e conseguiram segurar o empate. O Senegal desperdiçou uma série de oportunidades levando o Egito para a quarta prorrogação no torneio.

Sem nunca ter vencido o torneio, os senegaleses buscaram mais o jogo na prorrogação. A decisão ficava cada vez mais dramática e os jogadores cansados em campo. Com os dois goleiros fazendo belas defesas, a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, Mendy levou a melhor. Ele defendeu uma cobrança e a outra acertou na trave. E, no final, Mané fez o gol do título.

Senegaleses comemoram a inédita conquista da Copa Africana (Foto: AFP)

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

Rapper Akon anuncia contrato de R$ 31 bilhões para construir “Wakanda” na África

Akon garantiu um contrato de US$ 6 bilhões, cerca...

Os grupos de mídia não estão à altura do país

Luis Nassif A Copa do Mundo desnudou um dos maiores...

“Gosto de falar de racismo porque há quem pense que tudo vai bem”

O ex-jogador francês Lilian Thuram trocou o futebol pelo...

Pelé ironiza ‘gol de cabeça’ de Maradona e diz que Di Stéfano foi melhor

Fonte: Globo Esporte - Acostumado a ser provocado por Diego...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=