“Nós temos sido muito tolerantes com a violência no Brasil, talvez porque as principais vítimas sejam os jovens negros nas periferias”

A afirmação acima é da professora Silvia Ramos da Universidade Cândido Mendes e não é gratuita: no Brasil para cada cem mil habitantes se mata mais de 150 jovens negros. Este número é 5 vezes maior que na Colômbia e 15 vezes maior que nos EUA.

Estes são alguns dados do especial da TV Brasil exibido em 2011 sobre a situação da população negra no Brasil contemporâneo.

123 anos depois da abolição da escravatura, o número de brasileiros que se declara preto ou pardo é maior do que o de brancos: o Brasil tem se assumido como um país negro também.

O tema deste episódio do programa O Caminhos da Reportagem é a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito.

Dando início às comemorações da Semana da Consciência Negra (2011), o programa vai mostrar a violência e a indignação cantadas no rap de Salvador, histórias de superação de famílias e um porteiro que abraçou os livros e hoje é desembargador. E, ainda, um menino de rua que se tornou professor, uma editora de livros que investe na temática afro e o grupo de teatro Olodum, companhia que cria espetáculos a partir da tradição, histórias e temática negra.
Reportagem: Luciana Barreto
Edição: Isabelle Gomes
Produção: Vivian Carneiro e Laine Fabrício.
TV Brasil.

 

Fonte: Mariafrô

+ sobre o tema

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=