Sob a curadoria da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com Acervo Cultne e Google Arts & Culture, dá início ao projeto de exposições virtuais “Nossas Histórias: vidas, lutas e saberes da gente negra”. Essa ação é entendida como uma maneira de reposicionar as pesquisas acadêmicas de excelência produzidas por historiadoras negras e historiadores negros acerca dos mais diversos temas que envolvem pessoas de ascendência africana no Brasil e no mundo. O projeto, assim como outras iniciativas que temos desenvolvido, busca atender aos propósitos da reeducação das relações étnico-raciais e do letramento histórico antirracista.
A primeira exposição da série visa a compreensão do 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra e estará completa nesta plataforma até dezembro. As seis “salas virtuais” apresentarão informações que vão das práticas de memórias da gente negra no século XIX até as reflexões de intelectuais ativistas que protagonizaram a nacionalização da data comemorativa da luta quilombola. Até novembro de 2021, uma média mensal de dois painéis de exposição virtual será apresentada, com temáticas variadas como trajetórias individuais e coletivas de mulheres e homens negros; revoltas de pessoas negras escravizadas, libertas e livres; abolicionismos negros; intelectualidades negras; imprensa negra; associativismos negros; história da presença negra em territórios negligenciados (a exemplo do Distrito Federal, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina); histórias transnacionais no Atlântico Negro; memórias e histórias de famílias negras, entre outros.
Esperamos contribuir para a naturalização da presença de historiadoras negras e historiadores negros como sujeitos legítimos das atualizações das análises históricas no Brasil e no mundo.
Confia a exposição “Nossas Histórias: vidas, lutas e saberes da gente negra”
Clique aqui para ver toda a programação do Google Arts & Culture