Nossos Motivos Pra Lutar ainda São os Mesmos

por: Gildean Silva Panikinho

Para expressar minhas opiniões sobre a questão da “Violência Racial” vou partir de um lugar que é, estar na condição de um Jovem Negro bacharel e pós doutorado em “Sobrevivência” na Universidade da “Vida” na periferia suburbana da cidade de São Paulo, morador da Cidade Tiradentes(extremo, leste), considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, primogênito de cinco irmãos dentre os quais duas mulheres, filho de retirantes nordestinos e bisneto de escravizados africanos com indígenas, pai de três filhos com a mesma companheira, sendo uma criança e dois pré-adolescentes. Sendo assim, não seria difícil assumir tranquilamente a responsabilidade a mim atribuída.

A mais de 100 anos, no momento pós-abolição, o projeto político do setor hegemônico da sociedade destina-se a exterminar a população negra. Para entender este horrível contexto não é necessário muita leitura, basta observar os projetos implementados, bem arquitetados para a promoção de várias formas de genocídio, à começar pelo genocídio de condição, passando pelo ideológico e político, o genocídio da mobilidade, genocídio de nossas capacidades expressivas e culturais, genocídio de nossas subjetividades, físico e mental, entre muitas outras.

Uma vez que nossos ancestrais não vieram a convite do império português, muito menos vieram na janelinha e nem trazendo bagagens, pelo contrário, foram arrancados violentamente de suas terras, tratados como coisas ou animais, e ainda assim resistiram a escravização desumana, e para nós, nada está perdido. Na ocasião da luta dos nossos ancestrais muito sangue foi derramado, e, ao contrário do que muitos pensam, houve muita resistência, batalhas e conquistas por inúmer@s heróis e heroínas, guerreir@s que se tornaram nossas referências negras e lideranças natas, líderes de muito crédito popular, sendo alguns; Ganga Zumba, Zumbi, Luiza Mahin, João Candido, Luis Gama, Preto Goes, Sabotage, entre vários que se foram nas trincheiras. Hoje, temos centenas de lideranças atuando na militância, e eu não tenho dúvidas que o ativismo do Movimento Negro e do Hip-Hop são determinantes neste processo de luta e resistência.

Desta forma, eu não posso jamais admitir a idéia de que algum outro movimento que não tenha o caráter político e ideológico como esses dois, pudesse desconsiderar todo o sangue derramado em 500 anos para chegar-mos aonde chegamos que, indubitavelmente, ainda esta longe do ideal. Entretanto, muito se sabe que as nossas crianças, meninos e meninas, assim como os meus filhos e vários jovens negros e negras das quebradas, favelas e vielas, morros e asfaltos, incomodarão muito mais, ocupando as nossas cotas nas cadeiras universitárias do que sendo humilhados diariamente em fundações de reabilitação, como a Fundação Casa (ex-febem), em filas indianas de cabeças baixas, mãos para trás, submetidos à disciplinas desmoralizantes e comendo o pão que a DENADAI amassou a troco de que??? sextas – básicas ou um “PISANTE-NIKE”, “PEITA DA Écko” e “LUPA BAUCHILON???”, “A gente não quer só comida,” o nosso povo também tem fome de dignidade , o assistencialismo seja ele qual for, também contribui para o nosso genocídio homeopático.

Enquanto isso o Hip Hop cresce e intervenciona, sem promessas de salvação, e quando não é assediado incomoda!, vocês sabem porque? Eu sei! E por incrivel que pareça os que sempre foram nossos algozes também sabem a resposta! É porque ele “não agrada o injusto e não amarela” na missão, eles sabem que o Hip-Hop ameaça o status quo e os seus dias de glória e fartura. E faz tudo isso sem precisar do uso de recursos bélicos, através das ondas sonoras, ativismo, informa-ação e comunicação, codificados de uma forma que somente entende quem naturalmente vivencia e se apropria desses códigos. Estes promovem identificações mútuas e coletivas através do valor estético que contrapõe o modelo padrão eurocêntrico, ocidentalizado e unilateral. E tudo isso representa o PODER.

O Hip Hop é uma alternaiva concreta de significação simbólica, na defesa dos direitos,na condução à autonomia crítica, na construção de conhecimento,no reconhecimento e assimilação de identidades de jovens negras e negros periféricos na reivenção da África, nesse contexto da diáspora negra.

O Hip Hop é uma cultura afrodiaspórica contemporânea que possue o maior número de adéptos no mundo, segundo a revista norte americana “Yés”. Este movimento evolui e se adapta à toda e qualquer realidade geográfica existente no planeta, sendo um importante instrumento para reivindicação de direitos em inúmeros movimentos de resistência, frente a todo e qualquer poder hegemonico. Sua capacidade de hibridês é uma habilidade importante, que faz com que o Hip-Hop trabalhe a informação sem ser uma CNN, promova a educação sem ser uma teoria educativo-metodológica, politiza sem ser um partido político, liberta sem precisar de chaves. O Hip-Hop faz dançar, desenhar, pintar, criar, recriar, e auxilia na elaboração de estratégias de intervenção da realidade naturalizada.O Hip Hop é uma alternaiva concreta de significação simbólica, na defesa dos direitos,na condução à autonomia crítica, na construção de conhecimento,noreconhecimento e assimilação de identidade de jovens negras e negros periféricos na reivenção da África, nesse contexto da diáspora negra.

O Hip-Hop festeja discotecando para os amantes da boa música, transforma vinil em peças raras circulantes nos museus de cada quebrada, resignifica valores, tradições, estabelece tréguas entre etnias, religiões e culturas, interfere na relação do estado com a sociedade civil, contrariando as estatisticas e se posicionando na contramão de toda forma de manipulação da alma, do corpo, e da mente. O Hip-Hop apresentou a mim, quem realmente sou, o que posso e onde devo chegar. Me fez refletir sobre identidade, filosofia, diversidade, linguagem, subjetividade, coletividade, tecnologia e revolução. após toda essa defesa ao Hip-Hop, eu acredito, de fato, que as nossas melhores armas ainda são o microfone, a caneta e papel, os sons das pik ups, a dança e as pinturas muralísticas através dos sprays e uma mente muito bem articulada. Pois “os “Nossos Motivos Pra lutar Ainda São Os Mesmos”(racionais mcs), e é por isso que no dia em que eu suspeitar de que realmente a força possa ser a única saída, eu aposento o microfone.

 

Panikinho é mc do grupo Fator Ético da Cidade Tiradentes ZL-SP, É ativista e pesquisador da cultura Hip Hop, Educador Popular, Coordenador Regional do Projeto Arte na Casa (Ação Educativa), integrante da Soweto Organização Negra e Idealizador do projeto Hip Hop de Câmara.

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

Caminhada Cultural Pela Liberdade Religiosa e Pela Paz.

No Brasil, devido a convivência de várias culturas...

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=