Nota de repúdio do centro de defesa e convivência da mulher “Viviane dos Santos”

Na semana do dia 25 de novembro: Dia Internacional de combate à violência contra a mulher, a Casa Viviane dos Santos repudia as mortes de mulheres ocorridas no Jd. Bandeirantes durante este ano de 2011.

Os fatos ocorridos no Lajeado, distrito da Zone Leste de São Paulo, local de abrangência de atendimento deste serviço refletem a situação alarmante das mulheres mortas pelo machismo. Frente a todas as mortes de mulheres executadas por pessoas íntimas, a Casa Viviane vem a público repudiar a torpe e sórdida prática de um tipo específico de assassinato: aquele decorrente das situações de violência doméstica e intrafamiliar, tipificadas pela Lei Maria da Penha (11.340/06).

O Jd. Bandeirante teve no último final de semana uma mulher morta a tiros pelo ex-companheiro, que não aceitou a separação. Ela estava grávida dele e foi assassinada em um comercio da comunidade onde morava.

Há cerca de quatro meses outra morte abalou a comunidade: uma menina de 14 anos foi esfaqueada pelo marido de sua tia. Ambas as causas de morte seguem sob investigação.

Basta de Violência Contra a Mulher! Basta de Assassinatos! É uma vergonha a estatística brasileira de que a cada 20 segundos uma mulher é agredida!

O lar acaba sendo o ambiente mais inseguro para as mulheres.

Desta forma, estamos repudiando os casos de violência doméstica ocorrida diariamente nos lares desta região e conclamamos a todas as pessoas, mulheres e homens, sociedade civil e governamental, a enfrentarmos juntos este problema buscando ações de transformação desta cruel realidade.

A erradicação da violência doméstica contra mulheres dependerá do comprometimento de toda a sociedade. Dependerá também do esforço das mulheres em não se calarem frente a situações de violência.

Dependerá ainda de iniciativas de políticas públicas que visem o combate a qualquer tipo de violência contra a mulher. Solicitamos aos órgãos públicos que tomem as medidas cabíveis de investigação e prisão dos assassinos.

Neste momento de dor, queremos oferecer nosso apoio e solidariedade aos familiares das vítimas e contamos com participação dos tod@s no enfrentamento e combate da violência contra a mulher.

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

Secretário da Juventude de Temer é acusado de assédio sexual e agressão

O novo secretário nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos,...

Violência contra mulher negra é tema de debate

Com o objetivo de debater e propor soluções para...

Janot pede arquivamento de inquérito contra candidato à prefeitura do Rio acusado de agredir a ex-esposa

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira...

para lembrar

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

Por que as mulheres são estupradas, segundo a polícia – Por: Nádia Lapa

Policial catarinense dá dicas para as mulheres evitarem estupro....

Quando a beleza dói

O que leva adolescentes a espancar uma colega por...

Considerações sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro

Eu li vários textos sobre o estupro coletivo no...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=