Nota Pública #12 – Repúdio ao atentado a produtora audiovisual

Manifestação sobre o atentado contra a produtora do Porta dos Fundos 

Da Comissão Arns  

Comissão ARNS (Reprodução/Facebook)

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns vem a público manifestar seu repúdio ao atentado à produtora do programa humorístico Porta dos Fundos, ocorrido na madrugada do último dia 24 de dezembro de 2019. O episódio é lamentável pelo tipo de violência empregada e provoca profunda preocupação por não ser um fato isolado.

No Brasil dos últimos tempos, vemos a escalada do extremismo e de atitudes abomináveis praticadas por pessoas ou grupos que buscam deteriorar nossa capacidade de conviver em sociedade, disseminar o medo, dividir as pessoas e, consequentemente, corroer a nossa democracia.

Diante desse cenário, exigimos uma rápida investigação do caso pelas autoridades competentes, visando a responsabilização dos implicados. Entendemos que o esclarecimento é fundamental para coibir novos atos e impedir que ganhem ares de normalidade. O processo demanda transparência, rigor e rapidez.

A sociedade brasileira espera o esclarecimento deste que é mais um episódio lamentável, que atenta contra a convivência democrática. 

Por fim, expressamos nossa solidariedade a todos os integrantes do Porta dos Fundos. A liberdade de expressão é um direito inegociável, uma conquista de nossa jovem democracia, e não podemos jamais colocá-la em risco.

 

Comissão Arns

 

A Nota Pública #12 expressa a posição oficial da Comissão Arns, assim como a opinião de todos os seus integrantes

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...