Nova York estampa slogan ‘Black Lives Matter’ em frente à Trump Tower

Enviado por / FontePor AFP, no G1

O slogan “Black Lives Matter” foi pintado em letras gigantes nesta quinta-feira (9) em frente à Trump Tower, na icônica Quinta Avenida, em Nova York, replicando grafites semelhantes em apoio ao movimento antirracismo em outras cidades americanas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não comentou imediatamente o enorme letreiro amarelo em frente à sua residência pessoal e sede do seu grupo imobiliário.

No mês passado, quando o plano do prefeito Bill de Blasio foi divulgado, ele acusou os democratas de “denegrir” a luxuosa avenida “com um símbolo de ódio”. O prefeito respondeu que queria que o presidente visse “três palavras pelas quais ele não tem respeito”.

Voluntários de diferentes organizações pintaram o slogan sob o olhar atento de alguns policiais e muitos jornalistas e, no final, o prefeito e o reverendo Al Sharpton, ativista pelos direitos civis, se uniram com algumas pinceladas.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, sua mulher, Chirlane Irene McCray, e o reverendo Al Sharpton ajudam a pintar o slogan ‘Black Lives Matter’ em frente a Trump Tower, na Quinta Avenida, em Nova, York, na quinta-feira (9) — Foto: Reuters/Shannon Stapleton

“Uma pintura é um símbolo lindo, mas não enfrenta o racismo sistêmico de nenhuma maneira. Por mais legal que seja, é importante focar nisso”, disse Francie Brewster, uma menina de 17 anos que participou dos recentes protestos contra o racismo e assistiu à pintura.

Murais semelhantes em apoio ao movimento BLM, que lidera a luta contra o racismo e a brutalidade policial sobre cidadãos negros após semanas de protestos massivos, surgiram em várias cidades.

No início de junho, a prefeita de Washington DC, Muriel Boswer, nomeou um trecho da 16th Street, a um quarteirão da Casa Branca e uma área de manifestações antirracistas, como “Praça Black Lives Matter”, onde inaugurou um grande mural amarelo pintado na rua.

Os protestos foram desencadeados pela morte de um homem negro, George Floyd, nas mãos de um policial branco em Minneapolis em 25 de maio.

O slogan ‘Black Lives Matter’ é pintado em frente a Trump Tower, na Quinta Avenida, em Nova, York, na quinta-feira (9) — Foto: AP Photo/Mark Lennihan

Trump viveu em um triplex da Trump Tower, um arranha-céu de luxo na Quinta Avenida e na 57th Street, até se mudar para a Casa Branca em janeiro de 2017.

É onde fica nas raras vezes que visita Nova York, um reduto democrata.

Trump frequentemente confronta o prefeito de Blasio, assim como o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ambos democratas.

No ano passado, o presidente republicano mudou sua residência oficial para seu complexo hoteleiro Mar-a-Lago, na Flórida.

+ sobre o tema

Mais um homem no STF reforça a importância de uma mulher negra na Corte

Com a oportunidade disruptiva de mudar a quadra histórica,...

Em ‘Submundo’, Abdias Nascimento nos faz enxergar o Brasil atual

Quem acompanha a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011) pouco tem ideia...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as...

Como se combate o racismo no mundo? Evento de Geledés responde 

O evento “Estratégias de Combate ao Racismo Global” promovido...

para lembrar

É sempre o mesmo racismo!

Confira o poema É sempre o mesmo racismo! Não é...

Vidas negras importam: Miss Universo apoia movimento Black Lives Matter e luta antirracista

Quando Zozibini Tunzi participou das manifestações do movimento Black...
spot_imgspot_img

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...

Pesquisa inédita revela que apenas 8,7% dos homicídios envolvendo policiais foram denunciados pelo MP

Em 8 de junho de 2021, um tiro de fuzil no peito matou a designer de interiores Kathlen Romeu, de 24 anos, no Lins...

Mortes de negros pela polícia brasileira aumentam; de brancos caem, diz ONU

A ONU denuncia a disparidade de tratamento da polícia brasileira, com o aumento de mortes entre afrobrasileiros e uma queda entre os brancos. As...
-+=