Nova York estampa slogan ‘Black Lives Matter’ em frente à Trump Tower

Enviado por / FontePor AFP, no G1

O slogan “Black Lives Matter” foi pintado em letras gigantes nesta quinta-feira (9) em frente à Trump Tower, na icônica Quinta Avenida, em Nova York, replicando grafites semelhantes em apoio ao movimento antirracismo em outras cidades americanas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não comentou imediatamente o enorme letreiro amarelo em frente à sua residência pessoal e sede do seu grupo imobiliário.

No mês passado, quando o plano do prefeito Bill de Blasio foi divulgado, ele acusou os democratas de “denegrir” a luxuosa avenida “com um símbolo de ódio”. O prefeito respondeu que queria que o presidente visse “três palavras pelas quais ele não tem respeito”.

Voluntários de diferentes organizações pintaram o slogan sob o olhar atento de alguns policiais e muitos jornalistas e, no final, o prefeito e o reverendo Al Sharpton, ativista pelos direitos civis, se uniram com algumas pinceladas.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, sua mulher, Chirlane Irene McCray, e o reverendo Al Sharpton ajudam a pintar o slogan ‘Black Lives Matter’ em frente a Trump Tower, na Quinta Avenida, em Nova, York, na quinta-feira (9) — Foto: Reuters/Shannon Stapleton

“Uma pintura é um símbolo lindo, mas não enfrenta o racismo sistêmico de nenhuma maneira. Por mais legal que seja, é importante focar nisso”, disse Francie Brewster, uma menina de 17 anos que participou dos recentes protestos contra o racismo e assistiu à pintura.

Murais semelhantes em apoio ao movimento BLM, que lidera a luta contra o racismo e a brutalidade policial sobre cidadãos negros após semanas de protestos massivos, surgiram em várias cidades.

No início de junho, a prefeita de Washington DC, Muriel Boswer, nomeou um trecho da 16th Street, a um quarteirão da Casa Branca e uma área de manifestações antirracistas, como “Praça Black Lives Matter”, onde inaugurou um grande mural amarelo pintado na rua.

Os protestos foram desencadeados pela morte de um homem negro, George Floyd, nas mãos de um policial branco em Minneapolis em 25 de maio.

O slogan ‘Black Lives Matter’ é pintado em frente a Trump Tower, na Quinta Avenida, em Nova, York, na quinta-feira (9) — Foto: AP Photo/Mark Lennihan

Trump viveu em um triplex da Trump Tower, um arranha-céu de luxo na Quinta Avenida e na 57th Street, até se mudar para a Casa Branca em janeiro de 2017.

É onde fica nas raras vezes que visita Nova York, um reduto democrata.

Trump frequentemente confronta o prefeito de Blasio, assim como o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ambos democratas.

No ano passado, o presidente republicano mudou sua residência oficial para seu complexo hoteleiro Mar-a-Lago, na Flórida.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

“Não está faltando cadeias. Está faltando é tronco em praça pública!” Por Douglas Belchior

  Por Douglas Belchior Meu irmão Marcelo Pereira “Dilá” compartilhou uma...

Teixeira de Freitas se mobiliza a favor da juventude e contra a violência

O Colóquio resultou num documento que será utilizado como...

Enfrentar a mortalidade de jovens negras e negros só com Juventude Viva é enxugar gelo

Necropolítica é o conceito proposto pelo pensador camaronês Achille...
spot_imgspot_img

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...
-+=