Nove envolvidos no mensalão do DEM disputam eleições no DF

Por: FILIPE COUTINHO e MÁRCIO FALCÃO

 

Após o escândalo do mensalão do DEM abalar a política do Distrito Federal, pelo menos nove citados no inquérito da Caixa de Pandora, que investiga um esquema de propina no governo José Roberto Arruda, registraram candidatura na Justiça Eleitoral nesta segunda-feira.

 

Em comum, os candidatos sofreram uma devassa da Polícia Federal nos últimos meses e agora querem conseguir no voto uma forma de ter mais quatro anos de poder e, de quebra, garantir foro privilegiado.

 

Dos nove citados no inquérito, quatro são deputados distritais que tentam a reeleição: Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Roney Nemer (PMDB). Todos eles respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara do DF e se dizem inocentes.

 

Ainda no legislativo distrital, concorrem Pedro do Ovo (PRP), Berinaldo Ponte (PP) e José Luiz Valente, ex-secretário de Educação acusado de receber uma fatia do dinheiro desviado do órgão. Pedro do Ovo foi um dos alvos da primeira etapa da Caixa de Pandora, quando a Polícia Federal entrou pela janela de sua casa para fazer valer a ordem judicial.

 

O ex-corregedor do governo do Distrital Federal Roberto Giffoni é mais um citado na Caixa de Pandora que tenta conseguir no voto retornar à política. Ele é uma das pessoas mais próximas do ex-governador Arruda, acusado de ser o chefe do mensalão do DEM. Giffoni é investigado pela suspeita de ter recebido pelo menos R$ 280 mil de propina –ele nega.

 

O deputado federal Augusto Carvalho (PPS) é mais um investigado que tenta a reeleição. Ele foi citado em dos vídeos anexados ao inquérito, mas a empresária que fala em seu nome isentou o deputado de culpa.

 

Ao todo, a eleição do DF terá sete candidatos ao governo, 12 ao Senado, 105 para deputado federal e 773 para a Câmara Legislativa do DF. A lista faz parte de um levantamento preliminar disponibilizado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral).

 

 

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Veja o que abre e fecha em SP no feriado de 15 de novembro

O feriado prolongado da Proclamação da República em São...

Macapá: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o ensino da História e Cultura Afro-brasileira

Fonte: Listaracial- Criado o Conselho Municipal dos Direitos...

Ricardo Kotscho – José Serra põe fogo no ninho tucano

Alijado de qualquer cargo importante na direção partidária depois...

Médico terá de monitorar bebê e grávida que tomarem antiviral

Fonte: Folha de São Paulo - Médicos devem acompanhar de...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=