Nove envolvidos no mensalão do DEM disputam eleições no DF

Por: FILIPE COUTINHO e MÁRCIO FALCÃO

 

Após o escândalo do mensalão do DEM abalar a política do Distrito Federal, pelo menos nove citados no inquérito da Caixa de Pandora, que investiga um esquema de propina no governo José Roberto Arruda, registraram candidatura na Justiça Eleitoral nesta segunda-feira.

 

Em comum, os candidatos sofreram uma devassa da Polícia Federal nos últimos meses e agora querem conseguir no voto uma forma de ter mais quatro anos de poder e, de quebra, garantir foro privilegiado.

 

Dos nove citados no inquérito, quatro são deputados distritais que tentam a reeleição: Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Roney Nemer (PMDB). Todos eles respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara do DF e se dizem inocentes.

 

Ainda no legislativo distrital, concorrem Pedro do Ovo (PRP), Berinaldo Ponte (PP) e José Luiz Valente, ex-secretário de Educação acusado de receber uma fatia do dinheiro desviado do órgão. Pedro do Ovo foi um dos alvos da primeira etapa da Caixa de Pandora, quando a Polícia Federal entrou pela janela de sua casa para fazer valer a ordem judicial.

 

O ex-corregedor do governo do Distrital Federal Roberto Giffoni é mais um citado na Caixa de Pandora que tenta conseguir no voto retornar à política. Ele é uma das pessoas mais próximas do ex-governador Arruda, acusado de ser o chefe do mensalão do DEM. Giffoni é investigado pela suspeita de ter recebido pelo menos R$ 280 mil de propina –ele nega.

 

O deputado federal Augusto Carvalho (PPS) é mais um investigado que tenta a reeleição. Ele foi citado em dos vídeos anexados ao inquérito, mas a empresária que fala em seu nome isentou o deputado de culpa.

 

Ao todo, a eleição do DF terá sete candidatos ao governo, 12 ao Senado, 105 para deputado federal e 773 para a Câmara Legislativa do DF. A lista faz parte de um levantamento preliminar disponibilizado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral).

 

 

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Dilma quer que Guido Mantega continue na Fazenda e uma mulher para o Itamaraty

  A presidente eleita Dilma Rousseff convidou Guido Mantega a...

Lula: moradores de Higienópolis têm preconceito contra pobres

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou...

Obama e Michelle agradecem às tropas americanas em mensagem de Natal

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu, neste...

ELIANE BRUM: Como se fabricam crianças loucas

Os manicômios não são passado, são presente. Uma...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...
-+=