Nove envolvidos no mensalão do DEM disputam eleições no DF

Por: FILIPE COUTINHO e MÁRCIO FALCÃO

 

Após o escândalo do mensalão do DEM abalar a política do Distrito Federal, pelo menos nove citados no inquérito da Caixa de Pandora, que investiga um esquema de propina no governo José Roberto Arruda, registraram candidatura na Justiça Eleitoral nesta segunda-feira.

 

Em comum, os candidatos sofreram uma devassa da Polícia Federal nos últimos meses e agora querem conseguir no voto uma forma de ter mais quatro anos de poder e, de quebra, garantir foro privilegiado.

 

Dos nove citados no inquérito, quatro são deputados distritais que tentam a reeleição: Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Aylton Gomes (PR) e Roney Nemer (PMDB). Todos eles respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara do DF e se dizem inocentes.

 

Ainda no legislativo distrital, concorrem Pedro do Ovo (PRP), Berinaldo Ponte (PP) e José Luiz Valente, ex-secretário de Educação acusado de receber uma fatia do dinheiro desviado do órgão. Pedro do Ovo foi um dos alvos da primeira etapa da Caixa de Pandora, quando a Polícia Federal entrou pela janela de sua casa para fazer valer a ordem judicial.

 

O ex-corregedor do governo do Distrital Federal Roberto Giffoni é mais um citado na Caixa de Pandora que tenta conseguir no voto retornar à política. Ele é uma das pessoas mais próximas do ex-governador Arruda, acusado de ser o chefe do mensalão do DEM. Giffoni é investigado pela suspeita de ter recebido pelo menos R$ 280 mil de propina –ele nega.

 

O deputado federal Augusto Carvalho (PPS) é mais um investigado que tenta a reeleição. Ele foi citado em dos vídeos anexados ao inquérito, mas a empresária que fala em seu nome isentou o deputado de culpa.

 

Ao todo, a eleição do DF terá sete candidatos ao governo, 12 ao Senado, 105 para deputado federal e 773 para a Câmara Legislativa do DF. A lista faz parte de um levantamento preliminar disponibilizado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral).

 

 

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de...

para lembrar

They don’t care about us

Fonte: Folha de São Paulo - BRASÍLIA - Em 1996,...

Normalização do estado de exceção

A desigualdade dificulta a percepção de que todos merecem...

Dilma é recebida por Sarkozy em Paris

Candidata do PT vai se encontrar com líderes europeus...

Na base do racismo, temor à semelhança?

Washington Novaes* - O Estado de S.PauloPáginas de jornais...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa levou os arquitetos do constitucionalismo moderno a engendrarem sistemas de freios e contrapesos, de forma...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria o efeito da implementação de uma redução da jornada de trabalho no Brasil. A explicação...
-+=