Novo filme de Pelé deve ter selo Globo e busca achar ‘gol de placa’ do Maracanã

Por: Bruno Freitas

 

A vida e obra do “Rei do futebol” chegará às telas de cinema mais uma vez, provavelmente no primeiro semestre de 2013. Responsável pela produção de “Pelé Eterno”, documentário de 2004, o cineasta Aníbal Massaíni prepara uma continuação do filme, em projeto que deve contar com a parceria da Globo Filmes e que batalha para encontrar registros perdidos do chamado ‘gol de placa’ do Maracanã.

A nova série sobre o ídolo da seleção deverá contar ao todo com 300 minutos de produção, mais do que o dobro dos 120 minutos de “Pelé Eterno”. Massaíni diz que o acerto para contar com o apoio da Globo no projeto está próximo.

“Já estamos produzindo o filme há dois anos. Existem as tratativas com a TV Globo, ela pretende participar do projeto, mas ainda não assinamos. As conversas estão adiantadas, faltam dois ou três quesitos na minuta, mas estamos resolvendo”, afirmou o diretor ao UOL Esporte.

Dentre as novidades da nova obra cinematográfica dedicada a Pelé, Massaíni espera encontrar registros do famoso ‘gol de placa’ do Maracanã.

Na famosa jogada de 5 de março de 1961, o camisa 10 passou por vários adversários e tirou o goleiro Castilho para anotar o segundo gol do Santos na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo. Na oportunidade, o jornalista Joelmir Beting mandou fazer uma placa de bronze em homenagem ao feito e, sem querer, inspirou a criação do termo.

“Existem pelo menos cinco registros deste gol. É inexplicável que todos eles tenham desaparecido. Ainda tenho esperança de encontrar ele”, afirma o diretor.

Em seu trabalho de garimpo histórico, Massaíni busca registros de gravação do gol, conhecidamente feitos por TV Record, Atualidades Atlântida, Canal 100 e estúdios Herbert Richers. O cineasta diz que mantém a esperança em razão de já ter se deparado com várias outras cenas deste jogo.

Além da busca pelo ‘gol de placa’, o diretor do novo filme de Pelé já comemora a inserção de uma raridade em seu novo projeto. Massaíni conta que apresentará ao público lances inéditos da histórica vitória do Santos sobre o Palmeiras por 7 a 6 pelo Rio-São Paulo de 1958.

“Esta partida é tida como a mais emocionante da história. Faleceram cinco pessoas por causa dela, três delas com registro, sendo uma dentro do Pacaembu”, diz o cineasta, em referência ao clássico e suas muitas viradas de placar.

O novo filme sobre Pelé também contará com mais detalhes as conquistas do Santos da Taça Brasil, das edições de 1961 a 1965, em vitórias que recentemente foram reconhecidas pela CBF como títulos nacionais do clube da Vila Belmiro.

 

 

Fonte:  UOL

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

55 anos da voz: Relembre grandes performances de Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston nasceu dia 9 de agosto de...

Em novo videoclipe, Childish Gambino transforma Beyoncé e Kanye West em cartoons

Childish Gambino lançou clipe em que outros artistas se...

Teatro Experimental do Negro – TEN

1944/1961 - Rio de Janeiro RJ Histórico Idealizado, fundado e dirigido...

‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil

Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=