Novos emojis do iPhone fazem Apple ser acusada de racismo

Apple está adicionando, ao iPhone, ao iPad e ao Mac, novos emojis que representem pessoas de etnias variadas, como negros e asiáticos. É um louvável reconhecimento da diversidade dos seres humanos. Mas alguns veem racismo nisso.

Comentários negativos sobre os emojis têm sido feitos principalmente por asiáticos. Há seis opções de tons de pele nos novos ícones da Apple. Uma dessas cores, amarela, foi interpretada por alguns como correspondente à pele dos orientais. E houve quem achasse o tom amarelo demais.

No Twitter, o usuário Kray Kray escreve: “O tom de pele asiático nos novos emojis da Apple é amarelo intenso. Isso parece mais racista do que pró-diversidade racial.”

emoji2

Também no Twitter, a usuária Yurie Kwon diz, ao comentar uma notícia do site Mashable: “A Apple está liberando novos emojis com diversidade racial. Mas não estou certa sobre como me sinto sobre aquele emoji asiático ultra-amarelo.”

emoji

Os ícones, na verdade, seguem as recomendações do consórcio Unicode, que estabelece padrões para letras, números, símbolos e outros caracteres em meios digitais. Isso foi apontado por várias pessoas em comentários no Twitter.

A documentação do Unicode explica que, com exceção do amarelo, as cores dos emojis que representam pessoas vêm da escala de tons de pele criada em 1975 pelo dermatologista Thomas Fitzpatrick, da Escola de Medicina de Harvard.

Já o amarelo é a cor indicada para aquele emoji sorridente básico, o smiley. Essa cor é usada desde os anos 60, quando Harvey Ball, desenhista de uma empresa de seguros americana, criou o smiley.

Então, pode até ser que a Apple mude a cor do ícone se houver muita pressão. Mas não parece haver racismo nela.

Bandeira brasileira e Siri em português

A nova coleção de emojis da Apple traz 300 novos símbolos, incluindo mais bandeiras, como a brasileira. Esses novos ícones apareceram primeiro na versão 8.3 do sistema iOS, usado no iPhone e no iPad.

No teclado do iOS 8.3, basta manter o dedo sobre um dos emojis para ver as diversas opções de tom de pele, da mesma maneira que se acentua uma letra.

Outra novidade do iOS 8.3 é que, nele, a assistente falante Siri vai finalmente passar a entender português, além de seis outros idiomas.

Essa edição do iOS ainda está em fase final de desenvolvimento. Deve demorar algumas semanas até ela ser liberada para os usuários. Os mesmos símbolos serão acrescentados à próxima geração do sistema OS X, do Mac. Versões de teste dos dois sistemas foram liberadas para desenvolvedores de aplicativos nesta semana.

Uma dica: se você tem um iPhone ou iPad e não vê emojis no teclado, pode ativar esse recurso no app Ajustes. Para isso, abra o app e toque em Geral > Teclados > Teclados > Adicionar novo Teclado. Selecione, então, a opção Emoji.

+ sobre o tema

MP denuncia jornalista por crime de racismo

O Ministério Público de Minas Gerais (MP) denunciou, por...

Francesa pega 9 meses de prisão por racismo contra ministra

Uma ex-candidata às eleições municipais de março pelo partido...

Os 10 comerciais mais preconceituosos dos últimos meses

A série de desastres produzidos pela publicidade brasileira inclui,...

para lembrar

Lawsuit highlights Brazil’s struggles with race

By Mariano Castillo, CNN (CNN) -- Brazil, which recently overtook...

10 Vezes que Atores Brancos Interpretaram Personagens de Outras Etnias (nos últimos dez anos)

Os primos do blackface: whitewashing, estereotipização e apropriação cultural. Por Lara Vascouto...

Preconceito e ilegalidades marcam ações da PM em bailes Funk nas periferias

  Reportagem do Brasil de Fato flagrou ação...

Itália ameaça parar os jogos se Balotelli for alvo de racismo

Se o avançado Mario Balotelli for alvo de...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=