Nunca desistir de lutar contra o racismo

Na sua coluna na UEFA.direct, a publicação oficial da UEFA, o Presidente da UEFA, Michel Platini, fala da campanha para eliminar em definitivo o racismo do futebol.

Como tem sucedido em todos os Outonos desde há 11 anos, durante o mês de Outubro tiveram lugar um pouco por toda a Europa vários eventos com o intuito de fazer crescer a consciencialização sobre os problemas do racismo, da intolerância e da discriminação. Estas semanas de acção são iniciativas da nossa parceira, a rede FARE (Futebol Contra o Racismo na Europa). Ao longo dos anos, a dimensão destes eventos foi crescendo, espalhando-se pelos quatro cantos da Europa e ganhando mais seguidores, o que é extremamente encorajador.

Porém, continuam a ter lugar nos estádios europeus, de tempos a tempos, incidentes aterradores que mostram que esta luta contra essa praga que ensombra o futebol está longe de ser vencida e que é praticamente impossível erradicá-la por completo.

Seria pretensioso por parte do futebol pensar que era capaz de acabar com o racismo, sendo bem-sucedido onde religiões e governos ainda não conseguiram ter êxito até agora, apesar das suas melhores intenções, tal é a natureza quase inata do mal existente dentro de certos indivíduos.

E não se trata de uma questão de pregar sermões sobre a questão: o mundo do futebol nem sempre é suficientemente virtuoso para que os seus líderes se sintam em posição de dar lições sobre moralidade.

Por outro lado, o futebol é imensamente popular em todos os cantos da sociedade, o que lhe oferece não só a oportunidade mas igualmente a responsabilidade de tentar ajudar a tornar o mundo num mundo melhor.

Como foi dito tantas vezes no passado, o futebol é, acima de tudo, um desporto e, em particular, transmite valores como o espírito de equipa, as virtudes do trabalho árduo, o sentido de responsabilidade e o respeito – respeito pelas Leis de Jogo, pelo árbitro, pelo adversário, pelos colegas de futebol e pelo próprio.

Nesse contexto, não há nos estádios de futebol espaço para qualquer tipo de discriminação. Vamos, por isso, continuar a lutar contra ela de forma incansável, com toda a nossa força, juntamente com os nossos parceiros e com todos aqueles que, como nós, acreditam que a diversidade nos torna mais ricos e não mais pobres.

 

 

Fonte: A UEFA

+ sobre o tema

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=