‘NYT’: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta terça-feira (24) matéria sobre o atual escândalo da política brasileira, envolvendo a transcrição da conversa gravada entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Do Jornal Do Brasil

Falas privadas desmentem frontalmente o discurso público do impeachment

Segundo a reportagem, este fato significa um grande revés para o início de campanha do presidente interino Michel Temer, porque o relatório de gravações sugerem que um de seus ministros conspirou para interferir na investigação do caso de corrupção da Petrobras, e impulsionar o impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

O principal jornal dos EUA conta que Michel Temer assumiu temporariamente a presidência no dia 12 de maio, após a aprovação da suspensão de Dilma por até 180 dias, sendo iniciado o processo de impeachment contra a presidente.

 

O texto do NYT argumenta que as transcrições demonstram as verdadeiras motivações para o processo de impeachment, nas confissões de um de seus mais importantes articuladores.O jornal interpreta que nestas transcrições fica muito claro que Dilma tinha que ser afastada para possibilitar uma negociação que interrompesse a investigação da Lava Jato. Foi Jucá que comandou o movimento decisivo para a movimentação da engrenagem que permitiu a votação na Câmara, o desembarque do PMDB. Foi ele, como presidente em exercício do partido, que declarou: “neste dia histórico para o PMDB, o partido deixa o governo Dilma Rousseff”.

As falas privadas, conforme descreve o The New York Times, desmontam o discurso públicodo impeachment  e enfraquecem as possibilidades de Michel Temer estabilizar a economia e política do país, mergulhado em incertezas.

Michel temer substituiu o gabinete inteiro, procurando ganhar ‘confiança e atrair novamente os investidores brasileiros para sair da pior crise econômica do país em décadas. No entanto, ele nomeou muitos ministros já enredados nas investigações do maior caso de corrupção do Brasil.

+ sobre o tema

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é...

Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets

Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,...

Liderança deve ir além das desgastadas divisões da esquerda e da direita

Muitos líderes preferem o caminho da enganação ao árduo...

para lembrar

Santa Maria: Manifestações livres sobre qualquer assunto

No domingo passado o Brasil acordou muito triste com...

Bullying: brincadeiras que ferem

Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um...

Bolsonaro é denunciado na ONU por apologia à tortura e desmonte de controle

A ONU irá examinar a situação da tortura no...

Estudo. O ser humano perfeito é porto-riquenho

Segundo um estudo desenvolvido pelo biólogo Lior Pachter, da...

Desigualdade salarial: mulheres ganham 11% a menos no DF, mesmo com lei de equidade em vigor

A desigualdade salarial entre homens e mulheres no Distrito Federal é de 11,05%, de acordo com o 2º Relatório de Transparência Salarial do Ministério do Trabalho e...

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em grupos considerados mais vulneráveis e deveriam ter o direito...

Nordeste e Norte elegeram mais prefeitas mulheres nos últimos 20 anos

Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, teve prefeitas por cinco vezes desde 2000, a maior marca brasileira entre cidades...
-+=