O Agora é Nossa Maior Missão: Poesia de Auto-Cuidado

Caroline Anice: Saber-se viva é a melhor sensação. Poder respirar os ares da revolução abrindo o peito pra inspirar os sonhos de toda uma nação. O agora é o melhor tempo para construir o futuro mas o capital, classista, racista e heteropatriarcal, é tão imundo que nos faz ficar ansiosas a cada segundo precipitando todas as tragédias do mundo porque parece que nunca mais nos daremos as mãos. Esses são os planos de quem quer nos deixar sem chão.

Por Caroline Anice , no Instagram 

Vamos juntas então, respira fundo e presta atenção. Respira outra vez e solta devagarinho o ar do pulmão. Imagina toda angústia saindo pelas narinas e inspira o ar agradecendo por estar viva porque é possível a justiça um dia ser realidade em nossas vidas e só quem se ama pode fazer revolução.

Cuidar de si mesma não é besteira nem egoísmo, nem de longe é coisa de quem olha só pro próprio umbigo, isso quem diz são os inimigos porque nós adoecer são planos antigos pra afastar o poder de nossas mãos. Se cuidar é auto-preservação. É saber que antes da batalha, existe a preparação. Há décadas já dizia o feminismo, auto-cuidado é ato político e, em tempos como esse, sempre importante lembrar, saúde é a nossa capacidade de lutar.

Respira fundo e sente os pés firmes no chão, aterrando toda angústia e se conectando com raízes profundas que te nutrem de esperança, sonhos e equilíbrio no coração. Só se constrói hábito e rotina com paciência e disciplina, nada se transforma da noite pro dia nem na afobação.

Saber se viva é a melhor sensação. Saber-se vivo é a melhor sensação. Lembre que para tecer o futuro, o agora é nossa maior missão.

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entram em lista de doenças relacionadas ao trabalho

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie...

Fuvest 2024: confira as notas de corte da 1ª fase do vestibular

As notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest foram...

para lembrar

Brasileirão 2017 – Os grandes Paulistas

O Brasileirão 2017 tem guardado algumas boas surpresas e...

A mezzo-soprano PRISCILA OLEGÁRIO apresenta o recital “INTENSO”

Integrante da Ópera de Bruxelas (Bélgica) e orientada pela...

O negro e a academia

você pode não acreditar, mas a Faculdade de Direito...

Yzalú mistura dance hall e ragga music em seu novo single, “ESTAMIRA”.

Após o lançamento do primoroso álbum “Minha Bossa é...
spot_imgspot_img

Invisibilidade social: a cor da desigualdade

Hoje, 20 de novembro, dia em que escrevo este breve artigo, é dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Não tenho a...

‘Muita gente que dá aula de história da África, na verdade, está dando aulas de história da escravidão’

O senhor fez sua trajetória na universidade em um dos ambientes mais efervescentes do país para o debate sobre as Ciências Sociais, o IFCS/UFRJ...

Ainda tenho esperança

Gostaria de expressar meus sentimentos a todos que como eu, não desistiram de lutar.Os sentimentos que estou expressando, são sentimentos de orgulho e admiração!De...
-+=